Bebidas energéticas

Coca Cola retira ingrediente polémico

Até ao final do ano, a Coca Cola vai retirar das suas bebidas energéticas um ingrediente que tem gerado bastante controvérsia.

O ingrediente em causa - o azeite vegetal bromado (BVO) - está presente em várias bebidas energéticas nos Estados Unidos, como em alguns dos sabores de Fanta e o Powerade, mas o seu uso não está aprovado na União Europeia e no Japão uma vez que pode ter riscos para a saúde.

O BVO foi alvo de uma petição lançada nos Estados Unidos por Sarah Kavanah, uma jovem do Mississipi, que conseguiu o apoio de milhares de pessoas. No ano passado, a Pepsi Cola já retirou o químico de algumas das suas bebidas, como o Gatorade. A Pepsi anunciou na altura que estava “a trabalhar ativamente para retirá-lo de todos os produtos” da marca. Neste momento, a Pepsi ainda usa o BVO no Mountain Dew e Amp Ebergy, bebidas que só estão à venda nos EUA.

O BVO, à base de brometo, tem sido usado como estabilizador em bebidas com sabores a frutos. De acordo com alguns estudos científicos realizados pela clínica Mayo, o consumo excessivo de refrigerantes contendo BVO pode estar associado a efeitos negativos na saúde, incluindo perda de memória, problemas a pele e no sistema nervoso. EM 1970, a FDA (Food and Drug Administration) retirou o BVO da lista de ingredientes “normalmente considerados seguros” na alimentação. No entanto, nos EUA ele pode ser usado em bebidas numa escala de 15 unidades/1 milhão.

Josh Gold, porta-voz da Coca Cola, sublinhou no entanto que a retirada do BVO das bebidas não tinha nada a ver com segurança: “Todas as nossas bebidas, incluindo aquelas que têm BVO, são seguras e sempre o foram - e cumprem todas a legislação dos países onde estão à venda”, afirmou, em comunicado.  “A segurança e a qualidade dos nossos produtos é a nossa principal prioridade.”

Fonte: 
Diário de Notícias Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock