Com investigador Manuel Sobrinho Simões

Ciclo de Conferências “Diabetes Século XXI: O Desafio” no Porto

A obesidade e a diabetes estão entre as principais causas de risco de cancro. Estes temas vão estar em destaque no ciclo de conferências “Diabetes Século XXI: O Desafio”.

A forte ligação entre a obesidade, a diabetes e o risco de cancro vai estar em destaque na próxima reunião do Ciclo de Conferências “Diabetes Século XXI: O Desafio”. No dia 1 de Abril às 18h00 no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), o Professor Manuel Sobrinho Simões falará sobre “Diabetes e Cancro: O valor da prevenção”. O encontro contará também com a presença do Dr. Francisco George, Director Geral da Saúde, do Dr. José Manuel Boavida, Director do Programa Nacional para a Diabetes e do Professor José Luís Medina, Presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

A diabetes e o cancro são doenças cada vez mais associadas. Se a primeira atinge mais de 380 milhões de pessoas em todo o mundo, correspondendo a 8,3% da população mundial, a segunda será a principal causa de morte no século XXI. Determinismo ou coincidência estatística, torna-se urgente apreender a importância do estilo de vida e do comportamento alimentar na Prevenção quer da Diabetes quer do Cancro.

“A conferência “Diabetes e Cancro: “O Valor da Prevenção” terá como objectivo principal aumentar a literacia das pessoas acerca da forma como funciona o corpo humano por um lado, e a forma como se originam e desenvolvem os cancros por outro. Este conhecimento permite identificar entre algumas outras características metabólicas das células cancerosas a avidez pela glicose como fonte energética. Não é por acaso que a obesidade e a diabetes descompensada são das principais causas de risco de cancro”, descreve Manuel Sobrinho Simões, Director do IPATIMUP.

“A maior associação faz-se entre obesidade e risco de cancro: uma associação fortíssima. Há também evidência de que quem trata a diabetes com metformina e controla o peso e o desequilíbrio metabólico tem menos risco de desenvolver cancro e que quando desenvolve um cancro, ele é geralmente menos agressivo do que é habitual”, acrescenta.

De acordo com o Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes referente a 2013, perto de 90% da população com Diabetes apresenta excesso de peso ou obesidade. Verifica-se, ainda, que uma pessoa obesa apresenta um risco três vezes superior de desenvolver diabetes do que uma pessoa com peso normal.

Em 2013, a Diabetes matou 5,1 milhões de pessoas. Estima-se que em 2035 o número de pessoas com Diabetes no mundo atinja os 592 milhões, o que representa um aumento de 55% da população atingida pela doença

Tanto o cancro como a diabetes estão na meta da Organização Mundial de Saúde de reduzir em 25% a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis até 2025.

 

Sobre Manuel Sobrinho Simões:

Manuel Sobrinho Simões é Director do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP); Professor Catedrático de Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Chefe de Serviço no Centro Hospitalar de São João. É, desde 1990, Professor Adjunto de Patologia e Biologia Celular da Faculdade de Medicina da Thomas Jefferson University, Filadélfia, EUA. Ajudou a criar e é Vice-Presidente da Direção do Health Cluster Portugal.

 

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.