Recomendações para os cidadãos

Casos de febre de dengue ou de doença do vírus chikungunya

A Direcção-Geral da Saúde emitiu um alerta para os cidadãos que viajam para países onde há casos de febre de dengue ou de doença do vírus chikungunya.

A propósito do alerta internacional emitido sobre novos casos de doença do vírus chikungunya e de febre de dengue na região das Caraíbas, a Direcção-Geral da Saúde recomenda que sejam tomadas medidas de protecção pelos cidadãos que viajarem com destino a países onde se tenham registado casos das doenças referidas.

A febre de dengue e a doença do vírus chikungunya transmitem-se pela picada de mosquitos infectados com vírus e não se transmitem pessoa a pessoa. A principal medida de prevenção é a protecção contra a picada do mosquito, uma vez que não existe vacina para qualquer uma dessas infecções.

 

Em caso de viagem para um dos países abaixo referidos, a Direcção-Geral da Saúde recomenda:

  • Usar roupas frescas, largas, de preferência de cores claras e que cubram a maior área corporal possível;
  • Optar por alojamento de preferência com ar condicionado ou protegido por redes mosquiteiras;
  • Aplicar repelente de insectos nas áreas expostas do corpo;
  • Ler e cumprir as instruções do fabricante;
  • Aplicar os repelentes em aerossol de preferência em ambientes arejados para evitar a inalação do produto;
  • Não usar repelentes em crianças de idade inferior a 2 meses;
  • Nas crianças a aplicação de repelentes deve ser sempre feita por adultos;
  • Ter em atenção as orientações das Autoridades de Saúde da região ou país.

 

Lista de países com casos notificados de febre de dengue

Austrália, Bolívia, Cambodja, Colômbia, Estados Federais da Micronésia, Filipinas, Ilhas Fidji, Ilha Kiribati, Ilha de Saint Martin, Ilha de Saint Barthélemy, Ilhas Salomão, Índia, Laos, Malásia, Martinica, México, Nova Caledónia, Panamá, Paquistão, Polinésia Francesa, Singapura, Taiwan, Texas, Vanuatu, Venezuela, Vietname.

 

Lista de países com casos notificados de doença do vírus chikungunya

Bangladesh, Benin, Bhutan,British Virgin Islands, Burundi, Cambodia, Cameroon, Central African Republic, China, Comoros, Democratic Republic of the Congo, Equatorial Guinea, Federal States of Micronesia, France, Gabon, Guadeloupe, Guinea, India, Indonesia, Italy, Kenya, Laos, Madagascar, Malawi, Malaysia, Maldives, Martinique, Mauritius, Mayotte, Myanmar (Burma), New Caledonia, Nigeria, Pakistan, Papua New Guinea, Philippines, Republic of Congo, Reunion, Saint Barthelemy, Saint Martin/Sint Maarten, Senegal, Seychelles, Sierra Leone, Singapore, South Africa, Sri Lanka, Sudan, Taiwan, Tanzania, Thailand, Timor, Uganda, Vietnam, Yemen, Zimbabwe.

 

Estas listas não são exaustivas nem estáticas pelo que se recomenda, antes da viagem, a consulta de serviços de saúde bem como a procura de informação no site da Organização Mundial da Saúde.

Se, durante a estadia ou depois de ter regressado, ficar doente e achar que pode ter infecção por dengue ou doença do vírus chikungunya: Consulte o médico assistente ou um serviço de saúde local. Em Portugal pode contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) para aconselhamento ou esclarecimento.

 

Informação adicional consulte

Direção-Geral da Saúde

Centers for Disease Control and Prevention (CDC)

European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC)

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock