Cancro de Cabeça e Pescoço

A designação de Cancro da Cabeça e Pescoço refere-se a um conjunto de tumores malignos que têm origem em órgãos da cabeça e/ ou do pescoço, agrupando todos os cancros das vias aerodigestivas superiores, como o cancro da laringe, o cancro da cavidade oral, cancro da língua, cancro da orofaringe, cancro das glândulas salivares, cancro da hipofaringe e das fossas nasais. 

Inchaço, ferida que não cura, rouquidão ou dor de garganta persistente estão entre os principais sintomas. No entanto, o aparecimento de manchas brancas ou vermelhas nas gengivas, palato, língua ou parede interna da cavidade oral, obstrução nasal permanente, dores de cabeça persistentes e um aumento de volume de glândulas salivares podem corresponder a outros sinais de alerta.

Entre as principais causas estão o consumo de álcool e tabagismo. Alguns casos têm vindo a ser associados ao HPV, atingindo indivíduos cada vez mais jovens.

Em Portugal são diagnosticados cerca de três mil novos casos de Cancro de Cabeça e Pescoço, todos os anos.

A taxa de cura e sobrevivência varia mediante a fase em que é diagnosticada a doença. Quando o diagnóstico é feito precocemente, o tratamento tem uma taxa de sucesso entre os 80 e 90%.  

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.