Assembleia da República

Apresentação Livro Melanoma 2013

Semana do Euromelanoma assinalada com a apresentação do Livro Melanoma 2013 na Assembleia da República.

A Assembleia da República acolhe hoje 13 Maio, pelas 18h00, a apresentação do livro Melanoma 2013. É o primeiro livro técnico, escrito em Português, sobre Melanoma, que pretende preencher uma lacuna sentida pelos profissionais da área de saúde.

A publicação, elaborada por investigadores e médicos de diferentes especialidades das várias áreas envolvidas na prevenção, diagnóstico e tratamento do melanoma, reúne a informação essencial a saber sobre um dos tipos mais grave de cancro.

Maria José Passos, actual presidente do Intergrupo Português do Melanoma, coordenadora e autora do livro reforça que “Melanoma 2013 pretende ser uma ferramenta útil e actualizada, destinada a todos os profissionais de saúde interessados neste tema. Abrange todas as fases da doença desde a prevenção e detecção precoces, ao diagnóstico e tratamento e pretende contribuir para uma melhor compreensão da doença e uniformização de critérios de diagnóstico e tratamento em todo o país”.

A apresentação do livro decorre no âmbito da Semana do Euromelanoma, iniciativa europeia que pretende sensibilizar para a prevenção deste tipo de cancro, e antecede o Dia do Euromelanoma, assinalado a 14 de Maio.

O Livro conta com o apoio e participação de investigadores, médicos e representantes das várias sociedades científicas e associações, envolvidas no tratamento do melanoma: o Intergrupo Português do Melanoma, a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, a Sociedade Portuguesa de Oncologia, a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Sociedade Portuguesa de Radiologia e a Ordem dos Médicos.

O melanoma é um dos tipos de cancro mais grave, sendo responsável por 80% das mortes por cancro cutâneo.

Na Europa, nas últimas décadas, a incidência de melanoma tem aumentado cerca de 5% e atinge com frequência adultos jovens, em fase de vida activa.

Só em Portugal surgem cerca de 1.000 novos casos de melanoma todos os anos. 

Segundo dados do INE, morrem todos os meses cerca de 22 pessoas com melanoma avançado.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.