App ajuda doentes a não esquecer medicação
A combinação de um frasco para comprimidos com sensores e uma aplicação móvel para garantir que os alertas de tomas são recebidos na altura certa, é a forma como a empresa PharmAssistant pretende combater o desperdício de medicamentos.
A invenção consiste na criação de um alerta para telemóveis que envia um sinal sonoro ao doente indicando-lhe que está na hora de tomar o remédio. Simultaneamente, o recipiente onde está o medicamento envia um sinal sonoro e luminoso para que este não se engane no medicamento a ingerir. A mensagem recebida através do telemóvel indica-lhe, ainda, qual a dosagem certa a tomar.
A empresa pretende comercializar o produto a partir de dezembro, conta o TeK, mas para isso precisa de reunir verbas. Nesse sentido, está a realizar uma campanha de crowdfunding, a Indiegogo, com o objectivo de angariar cerca de 14 mil euros para produzir a embalagem e desenvolver as aplicações móveis para iOS e Android, que ficarão disponíveis de forma gratuita para “interagir” com as SmartBottles.
A campanha está a ser desenvolvida no Lisbon Challenge.
Veja o vídeo aqui.