APIR proporciona férias a crianças com doença renal
Trata-se de uma iniciativa da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR) que decidiu fazer uma parceria com a Associação espanhola de doentes renais (Alcer). A Alcer tem uma larga experiência neste campo e realiza este ano a sua 26ª edição, tendo como objectivos a capacitação e a autonomização de crianças, entre os 8 e os 16 anos, que sofram de doença renal.
No próximo Sábado partem para Torremolinos, onde ficaram por nove dias, seis crianças em fase de pré-diálise e transplantadas, provenientes dos Serviços de Nefrologia Pediátrica do Porto, Coimbra e Lisboa. Estas crianças vão usufruir de várias actividades lúdicas num ambiente descontraído e de partilha de experiências no Campo de Férias para Crianças Insuficientes Renais, Transplantados e em Pré-Diálise (CRECE). Durante a sua estadia as crianças serão acompanhadas por uma equipa de 6 enfermeiros e 4 monitores portugueses.
Esta é uma iniciativa apoiada pela Diaverum, um dos principais prestadores de serviços renais a nível mundial, integrado no sistema nacional de saúde, focado em garantir aos insuficientes renais a melhor qualidade de vida possível.