Discussão pública nacional – dias 24 e 25 de Maio

“2.º Educar na Diabetes” reúne profissionais de saúde de todo o país

Nos dias 24 e 25 de Maio realiza-se o “Educar na Diabetes”, um encontro destinado a profissionais de saúde que visa a partilha de experiências e ideias sobre a prevenção da Diabetes – e complicações associadas – por via da educação terapêutica.

O encontro realiza-se no Palace Hotel Monte Real nos dias 24 e 25 de Maio e destina-se a criar um espaço de partilha de ideias relativamente à importância da educação terapêutica na prevenção e tratamento da Diabetes.

Única no seu género, a iniciativa consiste na realização de palestras e workshops orientados por profissionais de saúde de diferentes áreas, encorajando a partilha de conhecimento e experiências que, aplicados no dia-a-dia, podem aumentar a qualidade de vida da pessoa com diabetes.

Estarão em destaque conferências sobre temas como ”Alimentação saudável e obesidade” e “O poder da comunicação”, bem como workshops que visam enfatizar a importância do exercício e da alimentação saudável na prevenção e no tratamento da doença.

Como ensinar a ler os rótulos dos produtos alimentares e a descobrir as gorduras escondidas, e conselhos para a elaboração de um plano alimentar apropriado serão alguns dos tópicos dos workshops.

O objectivo deste encontro é proporcionar um espaço no qual seja possível debater ideias, experiências e projectos educativos que tenham como finalidade contribuir para o controlo da Diabetes pelo próprio doente, e a educação da população em geral, de modo a contrariar o aumento tendencial da incidência desta doença.

A Diabetes em Portugal cresce a um ritmo alarmante, mas esta tendência pode ser revertida. O desenvolvimento de Diabetes tipo 2 está muitas vezes associado a um estilo de vida sedentário e a uma alimentação desequilibrada. O aparecimento de complicações no decurso desta condição está, igualmente, associado a estes factores de risco. Assim, é de uma importância extrema a educação do doente, e da população em geral, no sentido da adopção de um estilo de vida equilibrado e saudável.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.