150 médicos internos reunidos em congresso
O 1ºCongresso do Internato Médico da José de Mello Saúde teve como objectivo promover a partilha de conhecimento e incentivar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências destes profissionais. A iniciativa reuniu 150 médicos internos das várias unidades do Grupo.
Através das suas unidades hospitalares, a José de Mello Saúde desenvolve um esforço significativo na formação de médicos especialistas, sendo actualmente responsável pela formação de 190 médicos internos, oito em unidades privadas de saúde, concretamente no Hospital CUF Infante Santo e no Hospital CUF Descobertas, e os restantes nas unidades das parcerias público privadas de Braga e Vila Franca de Xira.
Na sessão de abertura do congresso, Salvador de Mello, Presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde, salientou que “as exigências cada vez mais necessárias de formação e actualização permanentes são reconhecidas pela José de Mello Saúde, que acompanha as necessidades de formação procurando proporcionar os meios que viabilizem a formação contínua dos nossos profissionais”.
Salvador de Mello reforçou ainda que “o esforço que temos vindo a desenvolver na formação médica graduada e pós-graduada representa um investimento anual de 7 milhões de euros e é uma evidência de que a iniciativa privada contribui activamente para o desenvolvimento do sistema nacional de saúde como um todo.
O programa do congresso foi composto por três mesas redondas que abordaram as temáticas da "Dor abdominal”, “Síndromes coronários agudos” e “Patologia das vias aéreas superiores”, tendo ainda a decorrido um concurso de e-posters, que registou uma participação muito expressiva de 98 trabalhos a concurso.
A organização deste congresso demonstra a preocupação da José de Mello Saúde com os seus internos, quer ao nível do cuidado assistencial, quer na área formativa e pedagógica, trazendo para o programa um conjunto de temas de interesse para os seus médicos internos.
Concurso de e-posters científicos do 1ºCongresso do Internato Médico da JMS
Vencedores:
Melhor poster: “Does subclinical renal dysfunction have prognostic implications among acute coronary syndrome patients with normal serum creatinine?”, dos autores Glória Abreu, Sérgio Nabais, Carina Arantes, Carlos Braga, Juliana Martins, Pedro Azevedo, Miguel Álvares Pereira, Adelino Correia, do Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga.
Menção Honrosa: “ Desenvolvimento de um novo método para medição da actividade da phospholipase D in vivo - potenciais aplicações fisiopatológicas”, do autor Tiago Gil Oliveira, Serviço de Neurorradiologia do Hospital de Braga.
Menção Honrosa: “Recuperação da Continência urinária precoce e tardia após prostatectomia radical laparoscópica vs aberta ”, dos autores Agostinho Cordeiro, Paulo Mota, Emanuel Dias, Francisco Botelho, Estevão Lima, Serviço de Urologia do Hospital de Braga.