Na Croácia

1,2 mil pessoas com HIV entre 4,3 milhões de habitantes

A Agência de Notícias da Sida começa a publicar uma série de matérias que pretende traçar o cenário no país de cada uma das selecções que disputam o Mundial 2014. Segundo um relatório, a Croácia tem cerca de 1, 2 mil pessoas com HIV/Sida numa população de 4,3 milhões de habitantes.

Os dados estão no mais recente relatório divulgado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Sida (Unaids), no fim de 2012. O índice de novas infecções na Croácia está estabilizado em 1,7 para cada 100 mil habitantes. Na faixa etária entre 15 e 49 anos, a prevalência é inferior a 0,1%.

Na Croácia, os primeiros casos foram registrados e passaram a ser monitorizados em 1985. As relações sexuais sem uso de protecção são a maior causa da infecção, que tem aumentado mais na parcela masculina de homens que fazem sexo com homens (HSH).

Das novas infecções na Croácia, 86% foram registadas entre pessoas do sexo masculino, sendo 65,3% atribuídas a homens que se relacionam com homens; 29,3% a relações heterossexuais e 4% a utilizadores de drogas injectáveis. Na capital Zagreb (com cerca de 780 mil habitantes), uma pesquisa revelou que a prevalência de casos na população de HSH é de 3%.

Desde 2010, dez serviços de saúde na Croácia fornecem testes gratuitos para o HIV. Segundo a política local, o teste para o vírus não pode, jamais, ser obrigatório e todas as doações de sangue são testadas desde a metade dos anos 80.

Fonte: 
Diário Digital
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock