Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Vacinação Covid-19 em doentes reumáticos

Atualizado: 
13/01/2021 - 15:44
Tendo em conta as principais dúvidas sobre a vacinação de doentes reumáticos contra a Covid-19, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia deixa alguns esclarecimentos. E recomenda: vacine-se!

A pandemia Covid-19 veio revolucionar o mundo e a vida dos seus cidadãos. Teve um impacto negativo nos cuidados de saúde dos doentes com doenças crónicas, nas quais estão incluídos os doentes com doenças reumáticas. 

O desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19 veio trazer esperança para o futuro, de retomarmos o nosso quotidiano. Contudo, também surgiram dúvidas e receios quanto à vacinação sobretudo nos doentes com doenças reumáticas inflamatórias e, em particular, naqueles que se encontram medicados com medicamentos imunossupressores que podem influenciar o seu sistema imune (ou seja, que fazem medicação que pode influenciar o sistema imune). 

À semelhança de outras vacinas não vivas que constam do programa nacional de vacinação, as vacinas desenvolvidas contra a Covid-19 são vacinas não vivas que podem ser usadas com segurança pelos doentes com doenças reumáticas, incluindo aqueles que fazem medicação imunossupressora. 

É recomendado que todos os doentes com doenças reumáticas, incluindo aqueles que fazem medicação imunossupressora, façam as vacinas contra a Covid-19, contra o Pneumococcus (vacina contra a pneumonia) e Influenza (vacina contra a gripe), de acordo com as indicações do seu médico. 

A vacinação deve ocorrer de preferência, numa altura em que a doença reumática esteja estabilizada e se possível, antes de iniciar a medicação imunossupressora. Apesar da vacinação ser mais eficaz se o nível de imunossupressão for mais baixo, dado o risco de ocorrer uma agudização da doença, não é aconselhável reduzir a medicação antes da vacinação. Qualquer alteração da medicação só deve ser realizada sob orientação do seu reumatologista.

Esta informação é baseada no conhecimento atual da ciência, não havendo ainda dados mais específicos sobre o desempenho das vacinas contra a Covid em doentes com doenças reumáticas, incluindo aqueles que fazem medicação imunossupressora. Esta informação será atualizada à medida que forem surgindo novos dados. 

Autor: 
Sociedade Portuguesa de Reumatologia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock