Desenvolvimento infantil

Três mudanças que o desmame produz nas fezes dos bebés

Atualizado: 
21/02/2024 - 05:54
A introdução da alimentação complementar influencia consideravelmente o cheiro, a cor e a consistência das fezes. No início do processo de desmame, a higiene na área da fralda deve ser redobrada e deve-se tomar cuidado com os produtos usados para evitar assaduras.

Se o seu bebé tiver mais de seis meses, provavelmente já terá começado a ingerir alimentos sólidos e, com isso, terá havido mudanças significativas no conteúdo das fraldas. Os especialistas da Atida I Mifarma, alertam que o desmame é uma etapa em que a cor, a consistência ou o cheiro das fezes mudam consideravelmente e recomendam algumas dicas para evitar que essas mudanças tenham um impacto negativo na saúde e no bem-estar dos pequenos.

Aumento da irritação da área da fralda

Qualquer variação na alimentação do bebé, como introduzir uma nova fórmula láctea ou passar da amamentação para alimentos sólidos, pode causar fezes líquidas que irritam a zona das fraldas e acabam desenvolvendo a temida assadura, segundo a farmacêutica e nutricionista Reme Navarro. Por isso, no desmame, a higiene na zona das fraldas deve ser reforçada, mais do que nunca, com fraldas que mantenham a zona limpa e seca. "A troca regular de fraldas é muito importante, pois a urina retida faz com que a humidade do local seja muito alta e a irrite consideravelmente", afirma Navarro.

Da mesma forma, os produtos de higiene para bebés devem ser criteriosamente selecionados, dando prioridade aos óleos de banho ou toalhitas com propriedades dermoprotetoras. De qualquer forma, se observarmos que a área da fralda ficou irritada, "é sempre melhor ir ao pediatra ou a uma farmácia de confiança para usar um creme para fraldas à base de calêndula que alivia a vermelhidão na área da fralda e ajuda a regenerar a pele danificada”, informa a farmacêutica.

Textura mais consistente e cor acastanhada

À medida que o bebé se acostuma com a nova dieta após o desmame, as fezes tornam-se mais duras e de cor castanha. Além disso, pode haver pedaços de comida não digeridos, como casca de ervilha ou tomate, pois o sistema digestivo do bebê ainda está a aprender a processar os novos alimentos. Alguns alimentos ácidos, como ananás ou laranja, também podem incomodar o estômago do bebé, mas é comum neste período.

A mudança de cor nas fezes pode surpreendê-lo em muitas ocasiões e isso deve-se à idade do bebé e ao tipo de alimentação que recebe. Normalmente, da cor mais amarelada ao castanho, as fezes e a saúde do bebé estão corretas. No entanto, as cores vermelho, preto ou cinza devem levantar suspeitas e é recomendável ir a um especialista para analisar.

Cheiro mais forte

O desmame também é a fase em que as fezes do bebé começam a cheirar mais forte devido à adição de gordura e açúcar na dieta. Os acessórios infantis durante o crescimento dos bebês são essenciais e “nesta fase sempre recomendamos aos pais que tenham um porta-fraldas que envolve cada fralda em um filme plástico antibacteriano para livrar o ambiente de germes e maus odores”, recomenda Reme Navarro.

Fonte: 
Atida| Mifarma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik