Endocrinologia

Terapia de Ablação por radiofrequência: como tratar nódulos na tiroide sem cirurgia

Atualizado: 
03/05/2024 - 10:17
A maioria dos caroços ou nódulos na tiroide, que é uma glândula no pescoço, não são prejudiciais e não necessitam de tratamento. No entanto, por vezes podem crescer e causar problemas como dificuldade em engolir. Nestes casos, podem ter de ser removidos através de cirurgia. No entanto, existe um tratamento chamado ablação por radiofrequência (RFA) que pode ser uma boa opção de tratamento para nódulos benignos.

Neste procedimento, é utilizado calor para reduzir o tamanho dos nódulos. Marius Stan, endocrinologista da Mayo Clinic, afirma que este método não cirúrgico de redução dos nódulos da tiroide oferece aos doentes uma abordagem segura e extremamente eficaz. Comenta que a Mayo Clinic está também a investigar a forma como a ablação por radiofrequência pode ser utilizada para tratar o cancro da tiroide. 

"A ablação por radiofrequência, conhecida como RFA, é uma forma de tratar uma parte específica da tiroide, a parte anormal, fornecendo energia de alta frequência a essa região, de modo a que essa parte seja destruída", explica o endocrinologista. 

Segundo este especialista, os doentes com nódulos benignos da tiroide aumentados são bons doentes para receber o tratamento.

"Doentes que têm nódulos da tiroide com um diâmetro de um centímetro e meio a dois centímetros atingem, de acordo com a nossa avaliação, o ponto em que o problema está presente ou está prestes a acontecer", explica Stan.

Segundo o especialista, a ablação por radiofrequência (RFA) funciona através da utilização de calor para reduzir ou destruir os nódulos benignos da tiroide. Para além de manter a função da tiroide, garante, existem outras vantagens.

"O benefício é o facto de podermos fazê-lo em regime de ambulatório e de não deixar cicatrizes no pescoço", afirma.

O tratamento dos nódulos da tiroide é uma das aplicações da ablação por radiofrequência. A Mayo Clinic é uma das instituições líderes nos EUA na investigação sobre a utilização da ablação por radiofrequência para o tratamento do cancro da tiroide.

"Esperamos que, especialmente com este tratamento, seja possível destruir o cancro da tiroide em vez da abordagem cirúrgica que remove parte da tiroide", explica o médico endocrinologista. 

Fonte: 
Mayo Clinic
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock