Sono: Melatonina como chave para a produtividade e desempenho
O sono não é apenas um período de inatividade do organismo, mas um processo vital de restauração e renovação essencial para a saúde. Durante o sono, o organismo recupera energia, otimiza a função cognitiva, consolida a memória e procede à recuperação muscular. Ignorar a importância do sono significa pôr em causa as necessidades básicas e pode resultar em consequências graves para a saúde, com impacto direto em funções como o desempenho cognitivo e a produtividade.
O sono é orientado pela produção de melatonina, que acontece, sobretudo, a partir do período do final do dia, quando os estímulos luminosos começam a diminuir e o metabolismo começa a ficar mais lento. Por este motivo é tão importante, no momento de dormir, evitar a luminosidade, estímulos sonoros ou aromáticos que possam inverter esta tendência, acelerar o metabolismo e diminuir a produção de melatonina. A melatonina é produzida de forma natural pelo organismo, mais concretamente no cérebro, pela glândula pineal, que regula os ciclos circadianos.
Dado que o sono tem influência direta na atenção, perceção, memória, criatividade, tomada de decisão, resolução de problemas e tolerância à frustração, competências fundamentais para o sucesso profissional, o efeito da privação de sono pode influenciar negativamente a produtividade laboral.
Tal como outras funções e processos do organismo, a produção desta hormona diminui com a idade, mas não só. A diminuição da produção também pode estar associada a determinadas patologias. Noutros casos, pessoas com estilos de vida pouco rotineiros, como trabalhadores por turnos ou a exposição ao jet lag podem impactar a produção de melatonina. Por isso, apesar de ser uma hormona produzida naturalmente pelo organismo, é possível obter melatonina através de suplementos alimentares ou medicação prescrita por um profissional de saúde. A suplementação de melatonina ajuda a preparar as funções biológicas necessárias para dormir, sem causar habituação.
Para otimizar a produtividade, é fundamental priorizar a qualidade do sono. Isto envolve a preservação de uma rotina de sono consistente, minimizar estímulos no espaço destinado a dormir e adotar hábitos de sono saudáveis. Investir em estratégias para melhorar a qualidade do sono é investir diretamente no nosso próprio desempenho diário e na nossa saúde.