A soja aumenta o risco de cancro da mama?
Dawn Mussallem, médica especialista da Mayo Clinic, afirma que o consumo moderado de produtos de soja pode até "ser benéfico".
Muitas pessoas gostam de consumir produtos de soja, como tofu, nozes de soja e edamame. Por isso a especialista, tenta assegurar que esta proteína vegetal não aumenta as probabilidades de desenvolver cancro da mama.
"Há muitos anos que tento desfazer o mito em torno da soja e do cancro da mama. E parece que a mensagem ainda não passou, porque praticamente todos os dias, todas as pacientes com quem falo estão preocupadas com o seu consumo de produtos de soja", explica Dawn Mussallem.
Segundo a especialista, "a soja contém muitas isoflavonas, um tipo de estrogénio vegetal (fitoestrogénio) conhecido pelas suas propriedades benéficas. Tem uma estrutura química semelhante à dos estrogénios humanos, mas a soja adere de forma diferente aos receptores de estrogénios no tecido mamário, além de poder atuar como supressor de tumores".
"O consumo de soja após o diagnóstico de cancro da mama não só é uma excelente forma de obter proteínas vegetais, como também melhora os resultados do cancro da mama", afirma a médica da Mayo Clinic.
No âmbito da prevenção deste tipo de cancro a especialista refere que é importante evitar alimentos ultra-processados, incluindo carne processada, e limitar a ingestão de carne vermelha e de carne com elevado teor de gordura. "Comer uma grande variedade de frutas e vegetais coloridos, cereais integrais, legumes, nozes e sementes pode ser útil para prevenir e sobreviver ao cancro da mama", conclui.