Saúde Oral

Sofre de gengivite? Fique a par das causas mais frequentes

Atualizado: 
17/06/2020 - 10:18
Por vezes assintomática, apenas acusando uma ligeira dor ao toque, a gengivite corresponde a uma inflamação das gengivas que, quando não tratada pode evoluir para uma doença mais grave – a periodontite. Fique a conhecer as principais causas associadas.

Placa bacteriana

A placa bacteriana, que corresponde uma camada espessa de bactérias que se forma sobre as gengivas e dentes é umas das principais responsáveis pelas doenças das gengivas. No entanto, desengane-se se pensa que só alguns têm placa. A verdade é que todos nós desenvolvemos placa bacteriana. As bactérias poliferam constantemente na nossa boca. Para crescerem, estas bactérias utilizam ingredientes encontrados na nossa dieta e saliva. A placa bacteriana provoca cáries dentárias quando os ácidos provocados pelas bactérias nesta placa atacam os dentes após cada refeição. Com ataques ácidos repetidos, o esmalte pode deteriorar-se e as cáries dentárias podem formar-se. A placa bacteriana que não é removida também pode irritar as gengivas à volta dos dentes, conduzindo à gengivite (gengivas vermelhas, inchadas e sangrantes), à doença periodontal e à perda do dente.

Fumar

O fumo do tabaco interfere na função normal das células do tecido gengival, tornando sua boca mais vulnerável a infeções, como os problemas de gengiva.

Alterações hormonais

Na gravidez, ou até durante as típicas alterações do ciclo menstrual, os níveis hormonais podem oscilar, deixando as gengivas mais suscetíveis a problemas. Mas isto não quer dizer que, se estiver grávida irá sofrer de gengivite. No entanto deve prestar maior atenção à higiene dentária. Escovar após as refeições e usar o fio ou fita dentária.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem levar à redução da produção e/ou fluxo de saliva, deixando a boca mais seca, permitindo que as bactérias se espalhem. Se já sofrer atempadamente de problemas gengivais, caso se encontre nesta situação deve aconselhar-se com o seu dentista.

Carências nutricionais

Ninguém consegue ingerir todas as vitaminas necessárias diariamente, no entanto, devemos prestar atenção ao consumo de vitamina C. Quando o seu consumo é insuficiente, este aspeto pode refletir-se na saúde das suas gengivas. Uma dieta com níveis elevados de açúcar e hidratos de carbono, e baixos em água e vitamina C é a pior combinação para as suas gengivas, caso os cuidados de higiene oral não sejam adequados. 

Dentes tortos ou desalinhados

Se tem os dentes desalinhados, é mais fácil a placa bacteriana se forma e acumular entre os espaços que existem entre os dentes. Assim, deverá ter especial cuidado a escovar esses dentes.

História familiar

A história familiar de doença de gengivas é um importante fator de risco para o desenvolvimento de infeções bacterianas. Converse com o seu dentista para saber quais os cuidados adicionais a ter.

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Fonte: 
Oralmed
Farmácias Portuguesas
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock