Sintomas positivos e negativos da Esquizofrenia
Esta doença pode manifestar-se através de um conjunto de sintomas que envolvem alterações do pensamento, da perceção, do comportamento e do afeto.
Assim, o discurso pode tornar-se repetitivo, incoerente ou incompreensível. A perceção sensorial pode estar alterada, ocorrendo, por exemplo, alucinações auditivas ou visuais. A resposta emocional pode estar diminuída e a distinção entre realidade e fantasia pode estar comprometida.
Estes podem ter início no final da adolescência ou nos primeiros anos da idade adulta. Embora, menos frequente, podem surgir ainda na infância.
Quanto à sua classificação, os sintomas podem ser divididos em sintomas negativos, que correspondem uma perda ou diminuição das funções normais, e sintomas positivos, que acrescentam ou adicionam algo a essas funções.
Sintomas positivos da esquizofrenia
- Alucinações – O doente pode ouvir ou ver coisas que não existem ou não estão presentes, como vozes dialogando entre si ou que se referem ao próprio, insultando-o ou ordenando que faça algo. Podem ver vultos ou imagens de pessoas. Podem ainda ocorrer alucinações olfativas (sentir cheiros estranhos), gustativas, ou táteis (sentir choques ou como se bichos andassem em seu corpo).
- Delírios - O doente pode criar uma realidade fantasiosa, na qual acredita plenamente a ponto de duvidar da realidade do mundo e das pessoas ao seu redor. Habitualmente, os doentes acham que estão a ser perseguidos ou constantemente observados. Estima-se que 90% dos doentes com esquizofrenia apresente este sintoma.
- Pensamentos desordenados (modos de pensar incomuns ou disfuncionais) – O doente tem dificuldade em concentrar-se e em manter o curso do pensamento. Pode falar de forma incoerente, sem lógica e responder de forma inadequada a uma pergunta.
- Distúrbios do movimento (movimentos do corpo agitado)
Sintomas negativos da esquizofrenia
Os sintomas negativos da esquizofrenia referem-se à ausência de comportamento normal encontrado em indivíduos saudáveis e estão associados a ausências emocionais:
- Ausência de resposta emocional – Fácies inexpressiva, incluindo tom de voz aplanado, ausência ou dificuldade no contacto visual.
- Ausência de interesse/entusiasmo – Ausência ou diminuição de motivação para as atividades de vida diária, isolamento social.
- Dificuldade e alterações do discurso – Dificuldade em estabelecer e manter uma conversação, tom monótono do discurso, respostas curtas e por vezes descontextualizadas.