Qualidade de vida na atualidade: desafios e papel da Enfermagem de Reabilitação
Um dos principais desafios à qualidade de vida na atualidade relaciona-se com uma rotina diária considerada desconcertante e acelerada. Ou seja, a pressão constante pelo desempenho e produtividade, repercute-se num aumento significativo dos níveis de stress e ansiedade. O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, torna-se cada vez mais difícil, desencadeando alguns problemas que se repercutem na qualidade de vida.
As questões ambientais são outro desafio emergente na atualidade, nomeadamente as alterações climáticas, relacionadas com o aumento da poluição do ar, a contaminação da água e o aquecimento global. Todos estes desafios têm impacto na saúde e na qualidade de vida das populações.
De forma a melhorar a qualidade de vida da população e a ultrapassar os desafios que se vivenciam, é fundamental serem adotadas um conjunto de medidas. Nomeadamente, de forma a fazer face aos níveis de stress e ansiedade, por exemplo, a promoção de práticas como a atividade física regular e a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis, podem ser soluções que contribuam significativamente a este nível.
Em relação às questões ambientais, a consciencialização e educação são medidas fundamentais, de forma a promover alterações comportamentais e a sensibilizar a população, para a importância da preservação do ambiente e a sua influência a longo prazo para a qualidade de vida.
De acordo com os Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem de Reabilitação, o enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação ajuda a pessoa a alcançar o máximo potencial de saúde, concretamente através da criação e aproveitamento de oportunidades para promover estilos de vida saudáveis, assim como na identificação de barreiras arquitetónicas, que possam influenciar a acessibilidade e participação social. Sendo que a cooperação com estruturas da comunidade, visando a promoção de ambientes seguros é outro dos elementos considerados para a promoção do máximo de potencial de saúde.
Assim, reconhecendo a experiência e competências destes profissionais, é essencial a sua participação e cooperação no planeamento e intervenção, através de orientações e recursos, para enfrentar os desafios e melhorar a qualidade de vida de todos.
Referências bibliográficas:
Colégio da especialidade de Enfermagem de Reabilitação (2018). Padrões de qualidade dos cuidados especializados em Enfermagem de Reabilitação. https://www.ordemenfermeiros.pt/media/8141/ponto-4_regulamento-dos-padr%C3%B5es-qualidade-ceer.pdf.
Ordem dos Enfermeiros (2010). Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação.
Chang KKP, Wong FKY, Chan KL, Wong F, Ho HC, Wong MS, Ho YS, Yuen JWM, Siu JY, Yang L. The Impact of the Environment on the Quality of Life and the Mediating Effects of Sleep and Stress. Int J Environ Res Public Health. 2020 Nov 17;17(22):8529. doi: 10.3390/ijerph17228529. PMID: 33213046; PMCID: PMC7698595.