Opinião

Princípios Gerais de Primeiros Socorros

Atualizado: 
16/08/2024 - 09:41
Os primeiros socorros constituem a primeira ajuda ou assistência dada a uma vítima de acidente ou doença súbita, para estabilizar a sua situação antes da chegada de profissionais considerados qualificados. Como enfermeira especialista em Enfermagem de Reabilitação, considero a prevenção como essencial para evitar acidentes, enquanto o alerta e o socorrer rapidamente são naturalmente importantes para salvar vidas.

São preconizados vários princípios gerais para os primeiros socorros:

Prevenir: A prevenção é a melhor solução para evitar acidentes, de modo a que haja uma maior segurança no dia-a-dia;

Alertar: Alertar significa, informar as autoridades responsáveis pelo socorro de emergência (GNR; PSP; INEM; Corporações de Bombeiros), e pô-las ao corrente da situação anormal, para o qual é necessário prestar o respetivo socorro;

Socorrer: É definir um conjunto de situações prioritárias em relação a todas as outras, quer na prestação dos primeiros socorros, quer na evacuação para o hospital, uma vez que compromete a vida da vítima.

Quando estamos perante uma vítima devemos observar imediatamente a vítima e o local do acidente. De seguida, eliminar fatores de risco, salvaguardando as condições de segurança – de forma a termos um ambiente seguro, prestando os primeiros socorros em segurança, para depois as autoridades responsáveis tratarem da evacuação e transporte, se necessário.

A mala de primeiros socorros deverá ser acima de tudo prática e de fácil utilização. Em caso de instituições, deverá, de preferência, existir uma mala de primeiros socorros em cada sala ou piso da instituição, devendo estar colocada em local próprio de conhecimento de todos, mas fora do alcance de crianças. Sendo que alguns aspetos a considerar com a mala de primeiros socorros são:

  • Deve evitar-se utilizar abusivamente o material de primeiros socorros. Ou seja, este material deve ser utilizado apenas em caso de necessidade, especialmente no que diz respeito aos medicamentos;
  • A mala deve ser verificada periodicamente e sempre que é usada. Deve-se repor o material gasto, para que se mantenha sempre em condições de ser utilizada novamente;
  • Deve haver formação a pelo menos um elemento da equipa de como utilizar a mala e o seu conteúdo corretamente. A formação contínua é vital.

Em suma, os primeiros socorros são uma componente vital para a estabilização de vítimas de acidentes ou doenças súbitas, garantindo a sua segurança até a chegada de profissionais qualificados. A prevenção, o alerta rápido e o socorro são os pilares fundamentais deste processo. A preparação adequada, incluindo a manutenção de uma mala de primeiros socorros bem equipada e a formação contínua da equipa, são assim essenciais para se assegurar uma resposta adequada em situações de emergência. Com conhecimento adequado podemos garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Referências Bibkiográficas: 
Direção Geral da Saúde. (2021). Primeiros socorros no local de trabalho - Conteúdo da mala/caixa/armário de primeiros socorros.
Chapleau, W. (2008). Manual de Emergências – Um Guia para Primeiros Socorros. ISBN: 9788535228328.
 
 

 

Autor: 
Joana Bernardo - Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Imagem de rawpixel.com no Freepik