O que precisa saber sobre esta doença autoimune

Principais factos sobre o Lúpus

Atualizado: 
10/05/2021 - 15:52
O lúpus é uma doença autoimune crónica que pode danificar qualquer parte do corpo, como a pele, as articulações e/ou órgãos.

Principais factos

Normalmente, os nossos sistemas imunitários produzem proteínas chamadas "anticorpos" que protegem o corpo de vírus, bactérias ou germes. No Lúpus, o nosso sistema imunitário não consegue distinguir estes invasores estrangeiros dos tecidos saudáveis do corpo. Como resultado, cria autoanticorpos que atacam e destroem tecidos saudáveis.

Estes autoanticorpos causam inflamação, dor e danos em várias partes do corpo.

Lúpus é uma doença frequente?

A Fundação Lupus da América estima que pelo menos cinco milhões de pessoas em todo o mundo têm uma forma de lúpus.

O Lúpus atinge, sobretudo, mulheres em idade fértil. No entanto, também homens, crianças e adolescentes podem desenvolver a doença.

A maioria das pessoas com lúpus desenvolve a doença entre os 15 e os 44 anos.

As pessoas com lúpus podem experimentar sintomas significativos, tais como dor, fadiga extrema, queda de cabelo, problemas cognitivos e deficiências físicas que afetam todas as facetas das suas vidas. Muitos sofrem de doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais, erupções cutâneas desfigurantes e articulações dolorosas. Para outros, pode não haver sintomas visíveis.

Quais são as 4 formas diferentes de lúpus?

O lúpus sistémico representa, aproximadamente, 70% de todos os casos de lúpus. Em aproximadamente metade destes casos, um órgão ou tecido principal no corpo, como o coração, pulmões, rins ou cérebro serão afetados.

O lúpus cutâneo (que afeta apenas a pele) representa, aproximadamente, 10% de todos os casos de lúpus.

O lúpus induzido por medicamentos é responsável por cerca de 10% de todos os casos de lúpus e é causado por altas doses de certos fármacos. Os sintomas do lúpus induzido por medicamentos são semelhantes ao lúpus sistémico; no entanto, os sintomas geralmente diminuem quando os medicamentos são descontinuados.

O lúpus neonatal é uma condição rara em que os anticorpos da mãe afetam o feto. Ao nascer, o bebé pode ter uma erupção cutânea, problemas no fígado ou baixas contagens de células sanguíneas, mas estes sintomas normalmente desaparecem completamente após seis meses sem efeitos duradouros.

Qual é o papel da genética no lúpus?

Os genes desempenham um papel na predisposição para o desenvolvimento do lúpus. Há dezenas de variantes genéticas conhecidas ligadas ao lúpus. Estes genes afetam tanto quem fica com lúpus como o quão severo é.

20% das pessoas com lúpus terão um pai ou um irmão que já tem lúpus ou pode desenvolver lúpus. Cerca de 5% das crianças nascidas em indivíduos com lúpus desenvolverão a doença.

Embora o lúpus possa desenvolver-se em pessoas sem histórico familiar de lúpus, é provável que existam outras doenças autoimunes em alguns membros da família.

Factos adicionais sobre o lúpus que deve saber:

  • Lúpus não é contagioso.
  • Lúpus não é como o cancro nem está relacionado com esta doença. O cancro é uma condição de tecidos malignos e anormais que crescem rapidamente e se espalham nos tecidos circundantes.
  • Lúpus é uma doença autoimune, como descrito acima. No entanto, alguns tratamentos para o lúpus podem incluir medicamentos imunossupressores que também são usados na quimioterapia.
  • O lúpus não está relacionado com o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) ou SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida). No HIV ou SIDA o sistema imunológico é subativo; no lúpus, o sistema imunológico é hiperativo.
  • O lúpus pode variar de leve a muito grave e deve ser sempre tratado por um médico. Com bons cuidados médicos, a maioria das pessoas com lúpus pode levar uma vida plena.

 

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Fonte: 
Lupus Foundation of America
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay