Técnica percutânea com Ozono

Ozonoterapia no tratamento da dor

Atualizado: 
18/08/2022 - 15:17
Cada vez mais as pessoas procuram tratamentos minimamente invasivos para a dor. A Ozonoterapia é uma técnica percutânea com Ozono. O Ozono é um gás que possui um importante efeito analgésico e anti-inflamatório e comprovou ser eficaz e extremamente seguro na erradicação da dor.

A Ozonoterapia é uma técnica que tem uma grande aceitação e elevado prestígio clínico. Trata-se de um procedimento que embora não seja considerado um procedimento cirúrgico, é realizado nas clínicas Paincare com anestesia local.

Tal como a maioria dos tratamentos realizados nas clínicas Paincare, a Ozonoterapia Intra discal, é um procedimento minimamente invasivo.

O tratamento consiste na introdução de uma agulha de baixo calibre dentro dos discos na coluna vertebral com recurso a intensificador de imagem (que é uma espécie de RX em tempo real) e infiltra-se Ozono tanto a nível do núcleo do disco como a nível dos músculos para-vertebrais o que favorece a sua reidratação e a redução do conflito disco-radicular eliminando a sensação de dor.

O tratamento com ozono, embora muitas vezes não tenha um resultado imediato, tem resultados muito bons a curto e médio prazo.

Este tratamento também é usado para outros problemas articulares como artroses do joelho, ombro ou outras com excelentes resultados terapêuticos

O procedimento com ozono, de onde é proveniente o nome do tratamento Ozonoterapia, tem a vantagem de ser muito seguro, não é tóxico e pode administrar-se com segurança, o que favorece enormemente o tratamento da dor ao diminuir a inflamação.

Segundo um estudo internacional, desenvolvido e publicado em 2010 no Journal of Vascular and Interventional Radiology, que avaliou cerca de 8 mil doentes, o tratamento com Ozono comprovou ser eficaz e extremamente seguro na erradicação da dor.

A Ozonoterapia é utilizada para:

  • Hérnias Discais
  • Artroses
  • Síndrome Túnel Cárpico
  • Dores ligamentares e articulações.

 

Autor: 
Dr. Armando Barbosa - anestesiologista especialista no tratamento da dor e Diretor clínico da Paincare
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik