A Outra Metade da Medicina
A pergunta daquela aluna de Harvard despertou-o para uma outra parte (também essencial…) dos cuidados médicos que ele até aí não tinha valorizado. Como gestor consciente e competente que era, quando regressou a Cleveland reuniu os seus colaboradores e disse-lhes que apesar de a Cleveland Clinic ser excecional científica e tecnicamente, lhe estava a faltar qualquer coisa de fundamental: a outra metade da Medicina. A partir daí iniciou todo um processo de renovação do Hospital, desde as amenidades hospitalares a outros aspetos até então considerados como não prioritários. Por exemplo, obrigou todos os médicos a frequentarem cursos de comunicação e de empatia. Passados alguns anos a Cleveland Clinic tornou-se num case study no que se refere a humanização hospitalar. O seu lema, levado muito a sério: “patients first”.
A humanização dos cuidados de saúde, tem constituído, desde sempre, uma preocupação. Mas, a sua necessidade é agora sentida como ainda mais urgente. Existem várias razões que justificam este carater de urgência. Por um lado, o exercício da medicina está progressivamente a afastarse da sua forma tradicional, assente na participação humana, para se basear em ações de natureza cada vez mais tecnológica. A relação de confiança a estabelecer com a pessoa doente, através de uma eficaz capacidade de comunicação, de respeito, de empatia e de compaixão, exigem um contacto humano que, naturalmente, a tecnologia não pode disponibilizar. A tecnologia é sem dúvida muito útil no diagnóstico e tratamento das patologias mas não pode relegar para um segundo plano as ligações humanas fundamentais para o estabelecimento de uma boa relação médico-doente.
Por outro lado, a saúde transformou-se hoje numa atividade quase exclusivamente de tipo empresarial. Na gestão dos serviços de saúde priorizam-se os critérios de produtividade (número de consultas, de cirurgias, de exames, números…) em detrimento de um valor em saúde assumido de uma forma centrada no doente.
Mas nem só o predomínio da tecnologia e as preocupações empresariais e financeiras constituem dificuldades à humanização dos cuidados de saúde. Também as dificuldades individuais de relacionamento interpessoal, de capacidade de comunicação, de criação de empatia, são muitas vezes, por si só, limitações importantes à prestação dos cuidados que devem ser prestados a cada pessoa doente. A sociedade é agora mais individualista, estamos mais centrados em nós mesmos e menos sensíveis a sentimentos como a empatia e a compaixão.
Está cientificamente demonstrado que uma atitude empática e compassiva por parte do médico, ou do profissional de saúde, faz toda a diferença. Tudo isto faz parte da outra metade da Medicina tão bem caracterizada pelo Professor Rui Mota Cardoso da Faculdade de Medicina do Porto: “a outra metade da medicina é a da arte de saber fazer medicina e não a da técnica de fazer o saber da medicina. A metade que pensa o doente antes da doença, o sofrimento antes do sintoma, o cuidador antes da prescrição”.
Para se atingir um elevado nível de qualidade assistencial, a humanização dos cuidados tem de ser considerada pelas estruturas dirigentes como estando no mesmo patamar de importância que se atribui aos aspetos puramente técnicos. E é realmente isso que fazem os melhores hospitais do mundo…