Opinião

O Supervisor em Enfermagem: Contributos para o Estudante de Enfermagem

Atualizado: 
14/08/2024 - 10:12
A supervisão clínica é uma componente essencial na formação de futuros enfermeiros, desempenhando um papel crítico no desenvolvimento de competências práticas, confiança profissional e motivação dos estudantes. Sendo que os supervisores são fundamentais para proporcionar um ambiente de aprendizagem enriquecedor e para influenciar positivamente a construção da identidade profissional dos estudantes de Enfermagem.

Supervisores que incentivam a interação e a colaboração entre os estudantes criam um ambiente, onde estes, podem trocar conhecimentos e experiências, promovendo uma aprendizagem mais consistente. Esta abordagem não só enriquece o conhecimento teórico e prático dos estudantes, mas também fortalece as suas habilidades de comunicação e trabalho em equipa, essenciais para a prática clínica.

Os supervisores que seguem um estilo de liderança participativo e que são sensíveis às necessidades dos estudantes, podem criar um ambiente onde estes se sentem valorizados e motivados. Um ambiente de aprendizagem positivo envolve não apenas a transmissão de conhecimentos técnicos, mas também o apoio emocional e o incentivo ao desenvolvimento profissional contínuo. Este suporte integral é fundamental para que os estudantes desenvolvam competências clínicas e confiança. Supervisores que fornecem feedback contínuo e construtivo, e que envolvem os estudantes em todas as atividades clínicas, promovem uma aprendizagem ativa e significativa. Esta abordagem permite aos estudantes aplicar a teoria na prática, desenvolver habilidades clínicas e fortalecer a sua confiança profissional.

Outro aspeto relevante centra-se na distribuição de um supervisor fixo ao longo do período de ensino clínico, uma vez que assim podem realizar um acompanhamento mais personalizado e contínuo, o que facilita a construção de uma relação de confiança e apoio entre o supervisor e o estudante.

Para potenciar os benefícios da supervisão clínica, é essencial que as instituições de ensino e de saúde invistam em programas de formação para supervisores. Estes programas devem focar-se no desenvolvimento de competências pedagógicas e de liderança, capacitando os supervisores para criar ambientes de aprendizagem positivos e para apoiar os estudantes. É imperativo que as instituições de ensino e saúde colaborem para fortalecer estes aspetos, assegurando uma formação de qualidade que beneficie tanto os estudantes quanto a sociedade em geral.

 
Referências: 
Dyar, A., Stenfors, T., Lachmann, H., & Kiessling, A. (2021). What about the supervisor? Clinical supervisors’ role in student nurses’ peer learning: A phenomenographic study. Medical Education, 55(6), 713–723. https://doi.org/10.1111/medu.14436 
Zhang, J., Shields, L., Ma, B., Yin, Y., Wang, J., Zhang, R., & Hui, X. (2022). The clinical learning environment, supervision and future intention to work as a nurse in nursing students: A cross-sectional and descriptive study. BMC Medical Education, 22(1), 548. https://doi.org/10.1186/s12909-022-03609-y 
 
Autor: 
Joana Bernardo - Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
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