Sintomas e tratamento

O que é a Insolação?

Atualizado: 
21/07/2020 - 11:10
Causada pelo sobreaquecimento prolongado do corpo, quer seja por exposição prolongada a temperaturas muito altas, ou pela prática de exercício físico intenso e extenuante, a Insolação é a forma mais grave e mortal de doença provocada por calor. Esteja atento aos sinais e saiba o que fazer em caso de insolação.

A insolação ocorre quando o corpo não consegue perder calor com rapidez suficiente em situações de calor extremo. Incapaz de arrefecer, o organismo atinge temperaturas altíssimas provocando quase sempre disfunção de múltiplos sistemas. A verdade é que, a insolação pode danificar, de forma temporária ou permanente, órgãos vitais, como o coração, os pulmões, os rins, o fígado e o cérebro. E quanto mais elevada estiver a temperatura corporal, mais rapidamente surgem complicações que podem conduzir à morte.

Entre os fatores de risco está a idade, uma vez que “a capacidade de regular o calor excessivo depende muito do desempenho eficaz do sistema nervoso central”. Deste modo, crianças e idosos estão entre os grupos mais vulneráveis.

Outro importante fator de risco é a prática de exercício físico intenso quando as temperaturas estão elevadas.

Por outro lado, a toma de alguns medicamentos, que podem afetar a capacidade de hidratação e de resposta ao calor, e doenças preexistentes como obesidade, diabetes, doença pulmonar ou cardíaca podem condicionar o desenvolvimento de uma insolação.

Sintomas de insolação

Em caso de insolação a temperatura corporal pode situar-se acima doa 40 graus. No entanto há outros sinais a que deve estar atento:

  • Tonturas, sensação de desmaio iminente, fraqueza, má coordenação motora, fadiga, dor de cabeça, visão embaçada, dores musculares, náusea e vómitos, são também sintomas de desidratação por calor.
  • Durante uma insolação a pele se aquece, tornando-se vermelha e às vezes seca. E apesar do calor nem sempre à sinais de transpiração.
  • A frequência cardíaca e a frequência respiratória aumentam. A pulsação é geralmente rápida e a pressão arterial pode estar elevada ou baixa.
  • Agitação, confusão mental, discurso incoerente, irritabilidade, delírio, convulsões e até mesmo coma podem ser sintomas provocados por uma insolação.

O diagnóstico é geralmente evidente e o risco de morte depende não só da idade do doente, de doenças preexistentes, mas quanto mais alta é a temperatura corporal e quando mais tempo passar sem tratamento.

Sem tratamento imediato, estima-se que cerca de 80% das pessoas morrerão. Os 20% que sobrevivem podem ficar com lesões cerebrais ou haver perda de função renal.

O que fazer em caso de insolação?

Perante uma insolação deverá recorrer ao serviço de urgência o mais rapidamente possível. Até lá remova a roupa em excesso e tente arrefecer o corpo da forma que for possível: dê-lhe banho com água fria, use uma esponja embebida com água fria ou aplique gelo (envolvido numa toalha) ou toalhas humedecidas em água fria na testa, pescoço, axilas e virilhas.

Pode utilizar uma ventoinha para ventilar o corpo e tente que ingira líquidos. Mas atenção, estes não podem estar frios, devendo optar pela temperatura ambiente.

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Fonte: 
Cuf e MSD Manuals
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay