No bem-estar e na saúde

O impacto da mudança da hora

Atualizado: 
24/03/2023 - 14:38
Cada vez mais especialistas na área do Sono, defendem que a mudança para o horário de Verão acarreta efeitos negativos para a saúde, nomeadamente, alteração do ritmo circadiano, alterações de humor, possíveis descompensações cardiovasculares e metabólicas, ansiedade e estados depressivos.

O nosso organismo regula-se pelo ciclo dia-noite e a ação de todas as nossas hormonas tem uma hora estabelecida. Se a hora muda, todo o organismo fica desregulado, sendo necessário tempo para o mesmo se adaptar ao novo horário. Algumas pessoas levam até cerca de uma semana para se adaptarem completamente.

Entre os sintomas provocados pela mudança da hora existe a prevalência de insónias, sono fragmentado, dores de cabeça, cefaleias, náuseas, ansiedade, falta de atenção, dificuldades de memória e alterações de humor.

Pessoas que já apresentam dificuldades em relação ao sono, pessoas deprimidas, ansiosas, pessoas idosas e adolescentes são os mais afetados por este acontecimento... Nestes grupos a sincronização do organismo pode ser mais lenta.

Há estratégias que se pode implementar no próprio dia da mudança da hora para que o impacto desta alteração seja menor e para que os efeitos sejam minimizados: deve-se fazer gradualmente uma adaptação, por exemplo levantar-se um pouco mais cedo e fazer as refeições também um pouco mais cedo, para que a mudança de horário não seja tão agressiva para o organismo. Evitar as sestas, o exercício físico tardio, não utilizar dispositivos eletrónicos são outros exemplos. Realizar técnicas de relaxamento e de Auto-hipnose também podem ser uma boa solução para que esta adaptação seja feita de forma mais tranquila e saudável.

Por sua vez, uma hora a mais de sono pode ser benéfico para quem necessita de dormir mais, sendo que o impacto desta hora de sono é maior em quem se deita mais tarde e em quem se levanta também mais tarde.

Em consonância com a opinião de alguns especialistas da área da Medicina do Sono, que alertam para os prejuízos da mudança de horário, cada vez mais se defende o fim desta mudança, aproximando-nos o máximo possível da hora solar, pois o nosso organismo regula-se por esse ciclo dia-noite, esse é o ciclo ideal, desse modo muitas das problemáticas associadas diminuiriam significativamente, além de que seria uma medida que iria promover bem-estar e saúde, e como sabemos mais qualidade de vida também significa maior produtividade.

Autor: 
Dra. Joana Sousa - Psicóloga Clínica e Hipnoterapeuta da Clínica Dr. Alberto Lopes
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik