Cuidados a ter no inverno

O frio e as doenças respiratórias

Atualizado: 
04/01/2021 - 15:08
Com a chegada do inverno, aumenta o número de internamentos provocado pelas doenças do aparelho respiratório. Neste artigo mostramos-lhe quais as doenças mais frequentes da estação e o que fazer para estar mais protegido.

Não ocorrem somente no inverno, no entanto, durante esta época do ano, os vírus e outros agentes infeciosos têm agora as condições ideais para proliferar.

Sabia que com o com o ar frio os capilares nasais dilatam-se e produzem mais muco, o que pode conduzir a congestão nasal ou até a infeção respiratória?

As doenças respiratórias mais frequentes no inverno:

Constipação

Pode ser causada por mais de 200 tipos de vírus. O repouso, a ingestão de líquidos, inalação de vapor de água e recurso a medicamentos (sempre e só por indicação médica) são as principais recomendações em caso de constipação.

Gripe

Tem origem num vírus agressivo e com grande capacidade de mutação. É muitas vezes considerada comum, mas, ao contrário da constipação, pode evoluir para doenças mais graves como a pneumonia.

Otite Média

Muito frequente entre os seis meses e os dois anos de idade, segue-se, quase sempre, a uma infeção vírica das vias aéreas superiores, que cursa com dores de ouvidos e febre.

Bronquiolite

Trata-se de uma inflamação dos bronquíolos geralmente causada pelo vírus sincicial respiratório (mais ativo durante os meses de Inverno). Habitualmente, ocorre nas crianças abaixo dos dois anos de idade.

Sinusite aguda

Embora não seja uma doença exclusiva do Inverno, os seus sintomas podem sofrer um agravamento durante o tempo frio. Trata-se de uma inflamação dos seios peri-nasais – cavidades situadas junto ao nariz nas quais se acumula o muco nasal – que causa o entupimento do nariz, dor em alguns pontos da face, sensação de peso na cabeça e nos olhos, ou febre. Em caso de agravamento dos sintomas, pode dar origem a uma otite, bronquite ou meningite.

Asma

É uma doença inflamatória crónica que tende a agravar-se com a descida da temperatura. As crises de asma variam em intensidade e duração, mas a evolução tende a ser favorável, sobretudo com o tratamento adequado.

Pneumonia

Ocorre quando uma gripe não é bem tratada, podendo ser provocada por vírus, bactérias ou, embora mais raramente, por fungos ou microrganismos. A pneumonia corresponde a uma inflamação dos alvéolos pulmonares e, embora tenha tratamento, pode ser fatal sem os cuidados necessários.

Embora não seja possível evitar por completo as doenças respiratórias, podemos minimizar fatores de risco bem como as complicações associadas através algumas medidas de prevenção. Tome nota:

  • Tape sempre o nariz e a boca com um lenço quando tossir;
  • Use os lenços de papel apenas uma vez. Depois de usados, deite-os no lixo;
  • Lave as mãos regularmente, utilizando sabão ou um gel desinfetante;
  • Desinfete as mãos após tocar em objetos de uso público;
  • Evite levar as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos;
  • Evite o contacto com pessoas doentes;
  • Evite o fumo do tabaco e a frequência de locais poluídos;
  • Aspire a casa com frequência e evite a utilização de alcatifas, tapetes ou cortinados muito densos;
  • Limpe e substitua regularmente os filtros do ar condicionado;
  • Se tem mais de 65 anos ou é portador de uma doença crónica, vacine-se contra a gripe.
Fonte: 
HFF
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay