Siga estas dicas

No regresso das férias, combata o office blues

Atualizado: 
31/08/2021 - 10:52
Setembro é o mês em que a maioria dos colaboradores já regressou das suas férias. Simboliza o início das aulas, o regresso ao trabalho e à azáfama da rotina diária, o recuperar dos emails, reuniões e pedidos, já com as poucas férias, de dezembro, à vista. O office blues é, por isso, o estado comum a muitos colaboradores. Mas não tem de ser assim.

Trace objetivos claros. Sem exageros e com muito realismo. De acordo com as metas da sua empresa, estipule com a sua equipa de RH os objetivos do último trimestre do ano. Transmita-os de forma clara e estimule a sua prossecução por cada elemento, unindo a equipa em torno dos mesmos e verificando o pacote de incentivos que poderão ajudar e motivar a equipa a atingi-los.

Mantenha o foco. Não se distraia com temas que são marginais aos seus objetivos e que na prática não influem no negócio da sua empresa. A silly season acabou, o espírito relaxado das férias também, e o retomar do stress diário associado às rotinas é uma realidade. É por isso tempo de arregaçar as mangas para o que importa alcançar diariamente, mantendo o foco, sem distrações.

Conte com imprevistos e preveja diferentes cenários. O que esta pandemia nos ensinou é que os fatores externos e incontroláveis como os relacionados com a saúde e bem-estar estão fora do nosso controlo. Novos surtos e picos poderão surgir. Embora o processo de vacinação esteja muito avançado, conferindo maior defesa à população em geral, e menos probabilidade de novos confinamentos, a incerteza ainda é o ponto chave nos dias de hoje. E as flutuações de preços, de falta de stocks, de perdas de trabalho e fechos de empresas assim como do nascimento e proliferação de novos negócios, mais sustentáveis, é uma realidade. Prepare-se para os cenários até menos prováveis e tenha o seu plano de ação revisto e atualizado.

Reveja datas e marcos importantes para a sua empresa. E celebre-os com a sua equipa. Motive-os para esses momentos e não se esqueça, que com presença física ou virtual, o Natal, e outras datas exclusivas da empresa, são relevantes para os seus colaboradores. Permitem calendarizar momentos de “descompressão” que estimulam o espírito de equipa, convívio (mesmo que virtual) e a união.

Relaxe e usufrua. Nem tudo pode ser tão sério e cinzento e o melhor a fazer é relaxar, focar-se e usufruir da sua jornada. E transmiti-lo à sua equipa. O objetivo de cada um não pode ser terminar o dia, mas deveria ser sim, tirar o máximo proveito do que se faz, das realizações diárias e do crescimento que isso envolve.

 

Fonte: 
EDC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Andrea Piacquadio (Pexels)