Navegação de realidade mista oferece caminho preciso em artroplastia de ombro
A cirurgia de substituição do ombro, ou artroplastia do ombro, é um procedimento complexo em que os cirurgiões substituem uma articulação danificada por implantes de metal e plástico. O software ajuda os médicos a criar um plano cirúrgico para mostrar onde os implantes devem ser colocados.
"Não existia uma maneira fácil de levar este plano, que é muito preciso, para a sala de operações", diz . Joaquin Sanchez-Sotelo, presidente da Divisão de Cirurgia do Ombro e Cotovelo da Mayo Clinic.
Esse era o caso até agora. Recentemente, Sanchez-Sotelo realizou a primeira artroplastia do ombro com navegação mista de realidade virtual. Utilizou ferramentas e óculos especialmente concebidos para criar um holograma altamente preciso da articulação. O holograma e os widgets e ferramentas de realidade mista tornam possível colocar implantes com uma precisão de 1 a 2 milímetros e 1 a 2 graus.
"Esta tecnologia aumenta a precisão, especialmente nos casos mais complicados de ombros com deformidade grave e perda óssea", afirma o especialista.
De acordo com o cirurgião, isto é importante porque "a colocação do implante no local correto tem um impacto direto nas complicações, nos resultados e na longevidade".
Se um implante de artroplastia do ombro não for colocado no sítio certo, o doente pode não recuperar bem o movimento após a cirurgia. O doente pode também ter complicações a curto e longo prazo, como uma deslocação, um problema na coifa dos rotadores ou o implante pode ficar solto no osso.
Qualquer doente que seja candidato a artroplastia do ombro é candidato à utilização da navegação em realidade mista, afirma Sanchez-Sotelo.
O especialista já assistiu a muitas mudanças durante a sua carreira como cirurgião ortopédico. Mas, diz que esta pode ser a mais emocionante de todas.
"Esta tecnologia permitir-nos-á fazer o inimaginável", conclui