Médico esclarece

Mitos da Lipoaspiração

Atualizado: 
05/03/2024 - 14:41
A lipoaspiração é uma das cirurgias estéticas mais procuradas, permitindo obter ótimos resultados quando realizada por Cirurgiões Plásticos com a sensibilidade necessária para perceber os contornos e as linhas naturais do corpo humano.

Ao longo dos anos temos assistido a uma evolução natural das diversas técnicas, com melhoria substancial nos resultados obtidos e na segurança das intervenções. Se há alguns anos era uma cirurgia com um risco moderado e realizada de forma isolada, atualmente é uma cirurgia muito segura e que é associada a outros procedimentos cirúrgicos em regime de ambulatório.

A sua popularidade e o marketing realizado levaram à criação de diversos mitos e ideias erradas, sendo que algumas das ideias que mais frequentemente tento abordar e desmistificar em consulta são:

1. A Lipoaspiração não é uma cirurgia de Obesidade

Em casos de obesidade, devemos focar-nos no regime alimentar e na prática de exercício físico regular. Aqui, o acompanhamento por Nutricionista e Personal Trainer têm um papel fundamental para a obtenção de bons resultados. Em casos mais dramáticos, a Consulta e Cirurgia de Obesidade também podem ser vantajosos.

2. A Lipoaspiração não é um procedimento realizado por técnicos

A Lipoaspiração é uma técnica cirúrgica que deve ser realizada por Cirurgiões Plásticos, pois são os únicos formados e habilitados para o fazer. Além de terem uma sensibilidade inerente à prática da especialidade, são os únicos com competência e experiência para abordar qualquer situação que possa existir relativamente a esta cirurgia.

3. A gordura aspirada pode ser utilizada para a melhoria do contorno de outras áreas anatómicas

A gordura aspirada pode ser utilizada para aumentar o volume em várias zonas anatómicas que não são aspiradas (muito habitualmente região glútea e/ou mama). Além de ser um preenchimento definitivo, a utilização da sua própria gordura tem diversas vantagens - não existe risco de rejeição e leva a uma melhoria da qualidade global da pele.

4. A Lipoaspiração não implica uma ausência laboral prolongada

A lipoaspiração não está associada a regimes prolongados de ausência no seu trabalho. Muitas das vezes, pode ser realizada em ambulatório, sendo que passados 1-3 dias já estará a realizar a sua rotina normal, evitando apenas esforços excessivos.

5. A Lipoaspiração é uma cirurgia totalmente dependente da sensibilidade do Cirurgião

A evolução da técnica evoluiu da simples aspiração de gordura indesejada para um trabalho de escultura à medida no Bloco Operatório. Está assim totalmente dependente da sensibilidade, perícia e skill do seu Cirurgião. Existem novas tecnologias que nos permitem resultados ainda melhores, com zonas mais definidas. É fundamental ter uma boa Consulta, esclarecer todas as dúvidas com o seu Cirurgião, de forma a realizar o procedimento em segurança e assegurar um elevado índice de satisfação pós-cirúrgico.

Quando realizado nas condições corretas e por Cirurgiões Plásticos competentes, a Lipoaspiração permite obter resultados excelentes com um muito baixo risco de complicações. Vivemos tempos de elevado rigor e elevada exigência. Estes desafios diários são fundamentais para um daqueles que considero ser, além de um trabalho médico, um verdadeiro trabalho artístico - esculpir um corpo à medida.

Autor: 
Dr. Rúben Malcata Nogueira - Especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik