Metodologias Ativas na Educação em Enfermagem
A resposta parece residir na implementação de metodologias ativas de aprendizagem, que colocam os estudantes no centro do processo educativo e incentivam as habilidades críticas e reflexivas, necessárias para a prática profissional. As metodologias ativas representam uma mudança paradigmática em relação à educação tradicional. Em vez de um modelo centrado no professor, estas abordagens colocam os estudantes como protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem. Entre as diversas metodologias ativas, destacam-se a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em projetos e a utilização de mapas conceptuais.
Sala de Aula Invertida
O modelo de sala de aula invertida tem sido relevante, especialmente em contextos de ensino superior. Esta metodologia envolve a preparação prévia dos estudantes, através de materiais online, reservando o tempo de sala de aula para atividades interativas e aplicadas. A evidência mostra que esta abordagem pode melhorar o desempenho académico e promover o pensamento crítico.
Aprendizagem Baseada em Projetos
Na aprendizagem baseada em projetos, os estudantes desenvolvem projetos que simulam desafios reais da prática profissional. Esta metodologia não apenas promove a aprendizagem de conteúdos, mas também habilidades e competências de trabalho em equipa, comunicação e gestão do tempo. Embora desafiador, o método tem-se revelado positivo, nomeadamente para a motivação e desenvolvimento de habilidades críticas e criativas dos estudantes.
Mapas Conceptuais
Os mapas conceptuais são ferramentas visuais que ajudam os estudantes a organizar e representar o conhecimento. Na Enfermagem, esta metodologia tem-se mostrado benéfica para melhorar a capacidade dos estudantes na tomada de decisão e fornecer cuidados holísticos à pessoa.
Pode-se assim afirmar que as metodologias ativas, na educação em Enfermagem, não são apenas uma tendência, mas uma necessidade emergente para preparar profissionais capazes de lidar com as exigências, cada vez mais complexas, na área da saúde. Sendo que estudos referem que estas abordagens desenvolvem competências cognitivas, afetivas e psicomotoras dos estudantes de Enfermagem, o que se irá traduzir em futuros profissionais mais competentes e capacitados.
Referências:
Culha, I. (2019). Active Learning Methods Used in Nursing Education. Journal of Pedagogical Research, 3(2), 74–86.
Ghezzi, J. F. S. A., Higa, E. de F. R., Lemes, M. A., & Marin, M. J. S. (2021). Strategies of active learning methodologies in nursing education: An integrative literature review. Revista Brasileira de Enfermagem, 74, e20200130. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0130