A menopausa causa confusão ou nevoeiro mental?
A confusão ou nevoeiro mental é uma condição frequentemente utilizada pelas mulheres para descrever problemas de memória, concentração e foco. Pode suscitar preocupações quanto a um possível sinal precoce de demência ou de outros problemas graves. Juliana Kling explica que as mulheres na menopausa perguntam frequentemente se a confusão ou o nevoeiro mental são reais.
"Sim, a confusão ou nevoeiro mental é real. Quando digo isto às mulheres na clínica, elas expressam um misto de alívio e surpresa, e perguntam se têm demência", revela a especialista. "Penso que muitos de nós pensamos dessa forma, que este sentimento é um reflexo de algo mau".
A médica afirma que os estudos têm demonstrado evidências de confusão ou nevoeiro mental durante a menopausa.
"Vários estudos mostraram queixas sobre a cognição de mulheres que estão a atravessar o período de transição da menopausa, subjetivamente algo como 'caramba, estou sempre a esquecer-me onde pus as chaves', e objetivamente, quando fazem testes cognitivos, veem alterações na função executiva", explica Juliana Kling.
A especialista também explica que a confusão ou o nevoeiro mental podem estar relacionados com distúrbios do sono, outro sintoma comum da menopausa. Segundo ela, a terapia hormonal pode ajudar a aliviar os sintomas.
"Não temos estudos suficientes para dizer que a terapia hormonal irá tratar os sintomas de forma definitiva. No entanto, como muitas mulheres controlam melhor os afrontamentos e os suores noturnos, o sono e a disposição também melhoram", explica. "Quando tratam a menopausa, também notam uma melhoria nas queixas cognitivas."
A boa notícia é que a confusão ou o nevoeiro mental parecem ser temporários. Juliana Kling diz que os testes de confusão ou nevoeiro mental após a transição da menopausa mostram melhorias reais.