Inflamação ou Infeção?
O que é então a inflamação?
A inflamação é uma resposta do organismo a uma agressão - como um corte ou uma batida - ou à presença de um corpo estranho. No entanto, é importante referir que, em algumas situações, a inflamação pode partir do próprio sistema imunitário. Nestes casos, são as nossas células de defesa que agridem o corpo.
Durante o processo inflamatório, e com o objetivo de combater o dano, ocorre a dilatação dos vasos, aumento do fluxo sanguíneo e de outros fluidos corporais para o local lesionado, dando origem ao aparecimento de sintomas como:
- Vermelhidão
- Inchaço
- Dor
- Rubor
- Aquecimento da área afetada.
A inflamação pode ser aguda ou crónica. Inflamação aguda é aquela que se instala rapidamente, por exemplo após um acidente onde ocorre lesão tecidual de forma súbita, desaparecendo ao fim de uns dias.
A inflamação crónica é aquela que se instala de forma lenta e insidiosa e que está associada, por exemplo, a doenças autoimunes.
O que é a infeção?
A infeção ocorre quando o organismo é agredido/invadido por agentes externos, como bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os microrganismos, o que pode dar origem ao aparecimento de pus. No entanto, tendo em conta que as infeções se podem desenvolver em diferentes órgãos e sistemas, os sintomas podem ser muito variados. Algumas das manifestações mais frequentes são:
- Febre;
- Dor no local infectado;
- Aparecimento de pus;
- Dores musculares;
- Diarreias;
- Fadiga;
- Tosse.
Como se trata a inflamação?
Para tratar a inflamação podem ser utilizados os anti-inflamatórios não esteroides (geralmente usados para tratar inflamações mais simples como inflamação de garganta ou dor de ouvido) ou anti-inflamatórios corticoides (aconselhados para situações mais graves ou inflamações crónicas).
Estes medicamentos são sempre prescritos pelo médico e têm como objetivo reduzir o desconforto e os efeitos do processo inflamatório.
No caso da infeção, é necessário saber qual o microrganismo que está na sua origem. Se se tratar de uma bactéria, será necessária a utilização de antibióticos. No caso de ser um vírus, o médico irá receitar um antivírico. Se se tratar de um fungo, o seu tratamento será feito com recurso a um medicamento antifúngico.
Se a infeção for provocada por um parasita, o médico irá receitar um antiparasitário.