A importância das relações interpessoais e as suas consequências na vida humana
Do mesmo modo que, se no nosso dia a dia nos relacionarmos com pessoas tóxicas, vamos estar quase inevitavelmente a encaminhar todos os nossos comportamentos e decisões em detrimento de atitudes do outro, que nos podem levar a ter comportamentos prejudiciais para nós mesmos, comprometendo o nosso futuro. Um exemplo simples prende-se com o facto de nos podermos relacionar com pessoas que não tenham uma visão tão alargada do mundo, um modo tão positivo quanto o nosso de ver a vida, também nos podem condicionar no sentido de, imaginemos, sentirmos que não somos capazes de tirar um determinado curso na faculdade, acharmos que não podemos ter um determinado tipo de vida, ou um emprego tão bem remunerado somente porque a outra pessoa não conseguiu fazê-lo e nos transmite que também não o vamos conseguir. Daí ser tão importante termos sempre em conta que tipo de relacionamento interpessoal queremos ter, pois isso será o reflexo de toda a nossa forma de estar na vida, bem como a forma como vamos encarar o mundo.
Ao contrário das relações prejudiciais, as relações benéficas podem influenciar todo o nosso trajeto de vida de uma forma mais positiva. O ser humano tem na sua essência o relacionamento interpessoal, os afetos e as relações. Quanto mais positivas forem essas relações, maiores serão as probabilidades de construirmos conexões verdadeiras com as pessoas com quem convivemos. Na família, por exemplo, havendo um bom ambiente familiar, com uma família unida, que nos apoia, que está lá para nós, nos bons e nos maus momentos, que nos faz sentir apoiados e unidos, sabendo com o que contar, consequentemente vamos estar mais animados, mais felizes e tomar melhores decisões tanto para o nosso dia a dia, como para o nosso futuro.
Posto isto, questiono ainda, qual a importância destas mesmas relações interpessoais em ambiente laboral?
Em ambiente corporativo é fundamental a existência de um bom ambiente organizacional. Quanto melhor for a relação entre colaboradores, maior a probabilidade de aumento de produtividade, maior motivação, empenho, dedicação, alcance de metas, possibilitando ainda uma maior predisposição para a prevenção de problemas e antecipação de soluções, levando deste modo à construção de empresas mais produtivas e rentáveis.
É importante ter em mente que o relacionamento interpessoal é uma competência que se pode desenvolver a qualquer momento, basta estarmos predispostos a isso. É necessário desenvolvermos a nossa capacidade empática, trabalharmos a todo o tempo o nosso autoconhecimento, desenvolver a nossa comunicação, procurarmos ser sempre cordiais, gentis e prestáveis seja com os nossos colegas de trabalho ou em qualquer área da vida humana.
Em suma, procure descobrir que tipo de pessoa se quer tornar e trabalhe diariamente para isso, seja na escolha daqueles que o rodeiam, seja na definição das suas metas enquanto pessoa. Na vida humana poucas coisas se conseguem sobrepor a alguém determinado, confiante em si mesmo e consistente no seu trabalho diário àquilo que se propõe. Todos os dias são uma nova oportunidade de se tornar numa melhor versão de si mesmo.