Opinião

A importância da Saúde Digestiva

Atualizado: 
29/05/2020 - 10:09
Mais uma vez se assinala o dia mundial da Saúde Digestiva, pretendendo-se chamar a atenção para o aparelho digestivo, que é causa de muitas perturbações que diminuem a qualidade de vida e a esperança de vida, de número significativo da população mundial.

Desde as diarreias infeciosas, ao colon irritável, das hepatites, às doenças inflamatórias do intestino, do refluxo gastroesofágico, à obstipação, da doença celíaca, às parasitoses, dos pólipos à litíase da vesicula, da pancreatite aguda, à cirrose hepática e terminando na nos tumores malignos do aparelho digestivo, que infelizmente, são 5 dos 10 mais frequentes, com importante mortalidade, no mundo ocidental.

Cuidar do nosso bem estar, nas múltiplas dificuldades de funcionamento digestivo e prevenindo doenças graves e letais, que geram muito sofrimento, é o objetivo dos Gastrenterologistas e das Sociedades Científicas desta área do saber médico, quer de adultos (Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva e Associação Portuguesa para o Estudo das Doenças do Fígado), quer em idade pediátrica (Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica).

Este ano, o tema proposto pela Organização Mundial de Gastrenterologia, é a microbiota intestinal (flora intestinal), que é a população de microrganismos que habitam os nossos intestinos (bactérias, leveduras, fungos e outros) e que constituindo um ecossistema, tem merecido investigação intensa nos últimos anos, pensando-se que possa ter papel importante na nutrição, na imunidade , na funcionalidade do tubo digestivo e poder estar relacionada com doenças autoimunes.

Estes microrganismos, são muito numerosos, podendo atingir 10 vezes mais, do que as células do nosso organismo. Têm sido descritos microrganismos bons e maus, dependendo do seu desequilíbrio, perturbações do funcionamento e doenças do foro digestivo e não só.

Cada pessoa, tem a sua própria composição do microbioma intestinal, podendo ser considerado um identificar do tipo de um cartão de cidadão.

Este dia mundial da Saúde Digestiva, coincide com o lançamento pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia do “Mês (Junho) da Saúde Digestiva”, que tem, entre outros objetivos, “chamar a atenção para a relevância da prática da Gastrenterologia e consequentemente o seu impacto na boa e na má Saúde Digestiva dos portugueses; e por outro lado, abordar a retoma da atividade, em consulta, internamento e exames endoscópicos na atualidade”.

Pretende-se, assim, esclarecer de forma mais incisiva, a importância da Saúde Digestiva no bem-estar dos indivíduos de qualquer idade, devendo cada qual cuidar de si, prevenindo a doença, procurando o médico gastrenterologista, quando algum sinal ou sintoma de desconforto digestivo apareça, para que o diagnóstico possa ser precoce e assim ser convenientemente iniciada a terapêutica doenças do aparelho digestivo.

Com a participação de todos, pessoas saudáveis ou doentes e os profissionais de saúde, neste caso específico os Médicos Gastrenterologistas, estamos certos que teremos uma melhor saúde global dos portugueses.

Autor: 
Dr. Leopoldo Matos - Gastrenterologista do Hospital Lusíadas Lisboa
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.