Conheça as diferenças

Harmonização facial x cirurgia plástica: qual é o procedimento estético indicado para cada caso

Atualizado: 
09/03/2022 - 10:25
Um procedimento estético que está em alta no mundo dos famosos é a harmonização facial. Celebridades como Kim Kardashian, Alok e a cantora Joelma, são exemplos de pessoas que apostaram no procedimento e alcançaram resultados finais surpreendentes, como diferenças no formato do nariz, mandíbula e também das maçãs do rosto. Todavia, a técnica é contraindicada quando o objetivo é alterar a estrutura em si.

“A harmonização facial é uma técnica de preenchimento facial não cirúrgica. Com ela podemos preencher rugas, suavizar marcas de expressão, assim como promover uma mudança mais sutil nos lábios, definição da mandíbula e alguns retoques para aumento ou diminuição do nariz e queixo. Tudo que possa deixar o rosto o mais natural possível”, explica o especialista em harmonização facial e cirurgião dentista Ajuz.

Em contrapartida, a cirurgia plástica é um procedimento mais invasivo, cujo os resultados promovem mudanças mais significativas nas áreas do rosto e pescoço. Portanto, antes de buscar cada um desses procedimentos, é necessário analisar qual é o objetivo estético do indivíduo.

“Quando o paciente procura projetar/afinar a ponta do nariz ou reduzir o nariz adunco, é possível alcançar tais resultados com a rinomodelação (também conhecida como harmonização facial do nariz). Agora se o paciente deseja alterar o tamanho do nariz ou o formato da ponta do nariz, nestes casos o procedimento indicado é a rinoplastia (cirurgia plástica do nariz)”, exemplifica o especialista.

Durante o procedimento de cirurgia plástica, é necessário utilizar anestesia geral e exige mais tempo de repouso, já que se trata de um procedimento cirúrgico invasivo. Diferente da harmonização facial, que exige uma anestesia local e não necessita de dias de repouso após o procedimento, já que se trata de um método não invasivo. 

Portanto, antes de realizar qualquer um desses procedimentos estéticos, converse com um especialista e diga qual é o seu objetivo estético. Dessa forma, é possível definir qual é o procedimento indicado para alcançar o resultado desejado.

 

Fonte: 
MF Press Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock