Fluorose dentária: por que acontece e como tratar?
Contudo, nem tudo são más notícias, isto porque, hoje em dia, existem tratamentos que conseguem disfarçar este problema com uma eficácia muito interessante.
Neste artigo, saiba como pode melhorar esta questão e a estética do seu sorriso.
As causas da fluorose dentária
A fluorose é causada pelo contacto excessivo com o flúor, um mineral que já provou ser bastante eficaz no combate das cáries.
O flúor está presente em pastas de dentes e elixires orais, bem como fontes públicas de água potável (embora em concentrações pequenas).
Este problema surge apenas em criança, durante o período em que os dentes ainda se estão a desenvolver. A extensão do mesmo está proporcionalmente ligada à dose e duração da ingestão de flúor.
As crianças, especialmente as mais pequenas, tendem a ingerir mais flúor do que os adultos, uma vez que estão mais propensas a engolir pasta de dentes quando escovam os dentes.
Importância das consultas de avaliação
Em boa parte das situações, a alteração provocada pela fluorose é leve e, portanto, é perfeitamente normal que os pais não se apercebam da situação.
Por isso mesmo, é muito importante que se realizem consultas de rotina e aconselhamento com frequência, logo após a erupção do primeiro dente.
O objetivo é o de criar uma base para uma boa saúde oral e identificar, de forma precoce, problemas como a fluorose ou cáries dentárias.
Como a fluorose dentária é tratada?
A fluorose dentária não desaparece com o tempo. Ainda assim, nos dias que correm, existem alguns procedimentos estéticos que permitem “esconder” as manchas:
Microabrasão e microinfiltração
Esta é uma técnica minimamente invasiva que preserva a estrutura do dente. De forma a obterem-se melhores resultados, este procedimento pode ser combinado com o branqueamento dentário.
Restauração estética
Na restauração estética remove-se o esmalte afetado, e este é substituído por um compósito. Esta é uma técnica muito utilizada quando as manchas são bastante profundas.
Facetas dentárias
As facetas dentárias são películas muito finas, de cerâmica ou resina, que permitem mudar a cor, a forma e a dimensão dos dentes.
Como prevenir a Fluorose dentária
Como a fluorose se forma durante o desenvolvimento dos dentes, é fundamental que coloque os produtos que contém flúor longe do alcance das crianças.
Acima de tudo, se é pai ou mãe, é muito importante que preste atenção à pasta de dentes que os seus filhos usam durante a escovagem dos dentes e à quantidade colocada na escova.
Saiba que, nos dias que correm, já existem pastas com níveis de flúor ajustadas a cada idade.