Medicina Dentária

Fluorose dentária: por que acontece e como tratar?

Atualizado: 
28/12/2021 - 10:53
A fluorose dentária caracteriza-se pelo aparecimento de manchas nos dentes, na maior parte dos casos de coloração branca. Esta é uma condição que infelizmente não desaparece com o tempo.

Contudo, nem tudo são más notícias, isto porque, hoje em dia, existem tratamentos que conseguem disfarçar este problema com uma eficácia muito interessante. 

Neste artigo, saiba como pode melhorar esta questão e a estética do seu sorriso.  

As causas da fluorose dentária

A fluorose é causada pelo contacto excessivo com o flúor, um mineral que já provou ser bastante eficaz no combate das cáries. 

O flúor está presente em pastas de dentes e elixires orais, bem como fontes públicas de água potável (embora em concentrações pequenas).

Este problema surge apenas em criança, durante o período em que os dentes ainda se estão a desenvolver. A extensão do mesmo está proporcionalmente ligada à dose e duração da ingestão de flúor.

As crianças, especialmente as mais pequenas, tendem a ingerir mais flúor do que os adultos, uma vez que estão mais propensas a engolir pasta de dentes quando escovam os dentes.

Importância das consultas de avaliação

Em boa parte das situações, a alteração provocada pela fluorose é leve e, portanto, é perfeitamente normal que os pais não se apercebam da situação. 

Por isso mesmo, é muito importante que se realizem consultas de rotina e aconselhamento com frequência, logo após a erupção do primeiro dente. 

O objetivo é o de criar uma base para uma boa saúde oral e identificar, de forma precoce, problemas como a fluorose ou cáries dentárias. 

Como a fluorose dentária é tratada?

A fluorose dentária não desaparece com o tempo. Ainda assim, nos dias que correm, existem alguns procedimentos estéticos que permitem “esconder” as manchas: 

Microabrasão e microinfiltração

Esta é uma técnica minimamente invasiva que preserva a estrutura do dente. De forma a obterem-se melhores resultados, este procedimento pode ser combinado com o branqueamento dentário. 

Restauração estética

Na restauração estética remove-se o esmalte afetado, e este é substituído por um compósito. Esta é uma técnica muito utilizada quando as manchas são bastante profundas.

Facetas dentárias

As facetas dentárias são películas muito finas, de cerâmica ou resina, que permitem mudar a cor, a forma e a dimensão dos dentes. 

Como prevenir a Fluorose dentária 

Como a fluorose se forma durante o desenvolvimento dos dentes, é fundamental que coloque os produtos que contém flúor longe do alcance das crianças.  

Acima de tudo, se é pai ou mãe, é muito importante que preste atenção à pasta de dentes que os seus filhos usam durante a escovagem dos dentes e à quantidade colocada na escova.

Saiba que, nos dias que correm, já existem pastas com níveis de flúor ajustadas a cada idade. 

Autor: 
Dra. Joana Ramalho - médica dentista da AngelSmile
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
AngelSmile