Falta de cultura em saúde
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/artigos_images/people-aging-and-health-problems-concept-frustrated-unhappy-elderly-caucasian-man-with-gray-beard-holding-hand-on-his-bald-head-having-forgetful-facial-expression-suffering-from-memory-loss_0.jpg?itok=BXMJ44Le)
A população portuguesa tem taxas de hipertensão arterial e níveis altos de colesterol muito elevadas, assim como uma percentagem muito baixa de pessoas a fazer exercício físico com regularidade. Estou certa que se os portugueses tomassem melhor conta da sua saúde, o AVC não seria o flagelo que é na nossa sociedade.
É importante que se perceba que mais do que a própria morte, o que o AVC traz é uma incapacidade muitas vezes para a vida toda, com repercussão tanto na vida pessoal, familiar, profissional e social. Embora a vida na sua plenitude não acabe após um AVC, a adaptação é frequentemente muito difícil especialmente por não termos em Portugal cuidados de reabilitação com capacidade para abranger com qualidade todos os doentes. Seria muito importante que os portugueses exigissem o acesso a estes cuidados.
Portanto, neste Dia Mundial do AVC, as minhas recomendações para todos nós são:
- Cuidar da nossa própria saúde!
- Perante sinais de alerta de AVC (3F – FACE: boca ao lado, FALA: dificuldade em falar, FORÇA: falta de força num braço) devemos ligar imediatamente o 112!
- Exigir cuidados de reabilitação de qualidade!