Opinião

A Enfermagem de Reabilitação, o presente e o futuro…uma reflexão!

Atualizado: 
16/08/2024 - 12:36
Este meu artigo de opinião pretende realizar com o leitor uma partilha resultante de um exercício reflexivo individual, relativamente à especialidade de Enfermagem de Reabilitação. Concretizo esta minha ideia, estabelecendo sumariamente um percurso que se inicia na conceptualização de Enfermagem de Reabilitação até às propostas emanadas pelo Colégio de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação, no que concerne a temáticas importantes de serem estudadas no futuro.

A Enfermagem de Reabilitação constitui-se uma área de intervenção especializada, que resulta de um corpo de conhecimentos e procedimentos de cariz técnico-científico, sendo direcionada à manutenção e promoção do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas, assim como da recuperação da sua funcionalidade, da promoção do autocuidado, da prevenção de complicações e da maximização das capacidades.

Por conseguinte, o enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação concebe, implementa e monitoriza planos de enfermagem de reabilitação diferenciados, baseados nos problemas reais e potenciais das pessoas. O nível elevado de conhecimentos e experiência acrescida, permitem-lhe tomar decisões relativas à promoção da saúde, prevenção de complicações secundárias, tratamento e reabilitação, maximizando assim o potencial da pessoa.

Importa clarificar que a Mesa do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação tem assumido que a investigação representa uma linha estratégica de afirmação dos enfermeiros especialistas de Enfermagem de Reabilitação na prestação de cuidados de saúde mais seguros, efetivos e apropriados do ponto de vista sociocultural. E emanou recentemente um conjunto de linhas de investigação a serem abordadas por estes profissionais, por área diferenciadas, no futuro:

  • Ciclo Vital – investigação muito prioritária com adultos e prioritária para idosos;
  • Contexto de prestação de cuidados de Enfermagem de Reabilitação - investigação muito prioritária em hospitais e prioritária em cuidados de saúde primários;
  • Áreas de intervenção - investigação muito prioritária em reabilitação respiratória, reabilitação motora e autocuidado, e prioritária em deglutição e reabilitação cardíaca;
  • Outras áreas relevantes - investigação muito prioritária na avaliação da eficácia de intervenções e programas de Enfermagem de Reabilitação, e prioritária em instrumentos de avaliação, e avaliação do custo‐efetividade de intervenções e de programas de Enfermagem de Reabilitação.
 
Referências bibliográficas:
Colégio da especialidade de Enfermagem de Reabilitação (2023). Documento das áreas de investigação para a especialidade de Enfermagem de Reabilitação. https://www.ordemenfermeiros.pt/media/30264/ponto-3_documento-linhas-de-investiga%C3%A7%C3%A3o-do-eer.pdf
Colégio da especialidade de Enfermagem de Reabilitação (2018). Padrões de qualidade dos cuidados especializados em Enfermagem de Reabilitação. https://www.ordemenfermeiros.pt/media/8141/ponto-4_regulamento-dos-padr%C3%B5es-qualidade-ceer.pdf.
 
 
Autor: 
Ricardo Loureiro - Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik