Educação e literacia mediática… reflexão em torno do percurso evolutivo!
De facto, clarifica-se que o século XXI tem-se constituído como um grande e respeitável desafio para o desenvolvimento das sociedades a nível mundial. Numa sociedade marcada profundamente pelo fenómeno da globalização, este desafio condiciona indubitavelmente uma profunda reflexão acerca do modo como as sociedades estão organizadas, associando-se nos últimos anos a todo um conjunto de alterações sociais, económicas, políticas e culturais, e que influenciam a estrutura das populações e a sua forma de ser e estar em sociedade. Adicionalmente, enunciam-se efetivamente várias exigências para o processo educativo, e que se traduzem nomeadamente no surgimento de novos fenómenos educativos, exigindo uma adequada reflexão no domínio de intervenção das Ciências da Educação, com especial relevância em Educação de Adultos.
Com esta reflexão, o meu objetivo geral assume realizar de forma sumária um percurso que se inicia no conceito global de Educação, e que se direcione até à contextualização teórica da Literacia Mediática. Adicionalmente, contribuem para suportar este objetivo geral um conjunto de objetivos operacionais: (i) compreender as alterações existentes na sociedade atual e a relevância do conceito de Educação; (ii) compreender o fenómeno educativo da Literacia Mediática; (iii) e analisar a importância que a Educação Mediática pode desempenhar a níveis comunitário e individual.
A Educação, como área nobre de uma e qualquer sociedade, e assumindo-se como condição elementar para incorporar, quer o pensamento teórico quer a atividade reflexiva da governação social, merece uma atenção especial nos dias de hoje, ao potenciar toda uma transformação de perfil individual e comunitária.
Associado ao processo educativo, constatam-se igualmente novos fenómenos educativos e que impõem uma apropriada consideração. Importa clarificar e contextualizar a Educação e Literacia Mediáticas na sociedade atual, o seu propósito, a relação que pode ser estabelecida ou não com o conceito de Educação, bem como os desafios que se colocam, quer numa ótica individual e, sobretudo, em contexto social.
Pressupõe-se que a Literacia Mediática concorre para uma cidadania progressivamente mais ativa e crítica, abrangendo um conjunto transversal de áreas da sociedade e que incluem, entre outras, a literacia de adultos, de idosos, de saúde, assim como as relacionadas com a parentalidade, reintegração e coesão sociais, permitindo a cada indivíduo o seu empoderamento, a capacitação e a sua autonomia individual.
Mas, para uma maior e melhor integração da Literacia Mediática, o conceito de Educação Mediática faz todo o sentido, apresentando-se como um elo facilitador na atualidade. E surge efetivamente porque é necessário credibilizar as formas de comunicação a que diariamente estão sujeitos os indivíduos, numa era profunda e marcadamente digital, em que existe uma invariável convivência diária com diversos órgãos de comunicação ou redes sociais, e onde infelizmente nem todas as informações nelas contidas poderão corresponder à integridade dos factos ou à verdade científica, cultural ou social.
Situa-se esta minha inquietação pensante num outro entendimento. Neste âmbito, neste planeta cada vez mais globalizado, mais digital, intimamente assinalado pela superficialidade dos contactos sociais em detrimento da sua humanização, é igualmente premente uma análise complexa da atual e futura existência dos indivíduos, nos mais diversos espaços e contextos de vida. Algo que seguramente se deve ter em linha de conta, e onde o percurso teórico realizado até ao presente momento na área de Educação de Adultos, pode contribuir consideravelmente de forma a mitigar todo o impacto negativo abordado anteriormente.