Adaptação à rotina

Disfrute a vida com a sua colostomia!

Atualizado: 
02/10/2020 - 15:31
A realização de uma colostomia é um momento difícil! Para esclarecer as suas dúvidas e receios conta com a colaboração do enfermeiro estomaterapeuta, que o irá apoiar em todo o processo de adaptação. De uma forma simples, deixo-lhe alguns conselhos que acredito que o ajudarão a retomar a sua vida.

Para prevenir complicações deve ter alguns cuidados com a sua colostomia e pele periestomal, remover corretamente o dispositivo, efetuar uma boa higiene e aproveitar este momento para proceder a uma observação mais atenta do estoma (cor, humidade, forma, tamanho e a existência de lesões) e da pele periestomal e, finalmente, colocar o dispositivo, garantindo que fica ajustado ao estoma para evitar fugas.

Uma colostomia é a exteriorização no abdómem de uma parte do intestino grosso para eliminação de fezes, falemos da sua rotina diária e de algumas adaptações que o vão permitir manter as atividades do dia a dia.

Higiene

Deve manter os hábitos de higiene pessoal e tomar duche normalmente, os dispositivos garantem a adesividade mesmo quando expostos à água e ao calor, no final seque o dispositivo com a toalha. A decisão de tirar o dispositivo na hora do duche é sua, mas tenha em atenção à temperatura da água e não incida o jato da água sobre a colostomia, pois pode provocar sangramento.

Alimentação

Em relação à dieta, deve ir reintroduzindo os alimentos de forma progressiva e em pequenas quantidades, o que lhe permitirá identificar aqueles que lhe provocam desconforto ou alteração das fezes. Deve ter uma alimentação equilibrada e variada, fazer 5 a 6 refeições ao longo do dia, mastigar bem os alimentos, procurar cumprir o horário das refeições, de forma a regular o funcionamento do seu intestino e ingerir no mínimo, 1.5 litro de água, ao longo do dia.

Vestuário

Pode vestir a roupa que usava antes da realização da colostomia, evitando usar roupa apertada ou que o cós das calças/saia e/ou cinto fiquem sobre a colostomia, uma vez que poderá provocar alguma lesão.

Atividade Profissional

Regressar ao trabalho, depende das suas condições físicas e emocionais, recorde-se que com pequenas adaptações pode voltar à sua rotina diária. Evite fazer grandes esforços e carregar pesos, para diminuir o risco de prolapsos e hérnias!

Sexualidade

O sexo faz parte da vida, mas a presença de um estoma e a alteração na imagem corporal pode ter impacto na sua sexualidade e intimidade. A enfermeira estomaterapeuta pode ajudá-lo a si e ao seu companheiro, orientando-os para outro profissional de saúde para que em conjunto, ultrapassem as dificuldades sentidas, tanto a nível físico, como psicológico e consiga adaptar-se à nova condição. Tenha presente que pode ser necessário algum tempo até as coisas voltarem ao normal, mantenha uma atitude positiva!

Lazer

Se gosta de passear e viajar pode retomar estas atividades logo que se sinta confiante com a sua colostomia, basta para tal ter alguns cuidados e levar consigo material de ostomia em quantidade suficiente para ter férias sem percalços.

Atividade Física

Tem múltiplos benefícios, logo que esteja recuperado, e de acordo com a sua preferência pode caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, evitando os desportos que obriguem o contacto físico, pois podem causar traumatismos abdominais. Tenha em atenção a humidade, o suor e o calor podem alterar a adesividade do dispositivo, e reduzir o tempo de uso.

Lembre-se, você é muito mais do que a sua colostomia, esta foi realizada para o ajudar a viver e que conta com a colaboração da sua enfermeira estomaterapeuta sempre que necessitar! SEJA FELIZ e disfrute da vida!

Autor: 
Fernanda Grou - Enfermeira especializada em Estomaterapia na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay