Saúde física e mental

Desporto acessível: 5 benefícios da atividade física para pessoas com deficiência

Atualizado: 
03/12/2024 - 10:01
O desporto é uma das chaves para alcançar uma vida saudável, pelo que não é de estranhar que os seus efeitos benéficos sejam também de grande importância para as pessoas com deficiência. No entanto, em Portugal, a prática regular de atividade física entre pessoas com deficiência ainda é limitada.

Assim, no dia em que se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o VivaGym explica alguns dos benefícios do desporto para as pessoas com deficiência: 

  • Melhoria da condição física. A atividade física regular ajuda as pessoas com deficiência a melhorar a saúde cardiovascular, a força, a flexibilidade e a resistência, contribuindo para uma vida mais saudável e uma maior esperança de vida. 
  • Aumento da autonomia e da independência. Ao incorporar o desporto na sua rotina, as pessoas com deficiência desenvolvem competências motoras e capacidades físicas que lhes permitem ser mais independentes no dia a dia. 
  • Reforço da autoestima. Estabelecer objetivos proporciona uma sensação de realização e, com isso, melhora a confiança do atleta. Através da atividade física, as pessoas com deficiência podem superar barreiras e ganhar confiança nas suas próprias capacidades. 
  • Promoção da integração social. O desporto oferece um espaço para a interação social e a criação de relações, promovendo a inclusão das pessoas com deficiência na comunidade. Através de atividades físicas inclusivas, reduzem-se significativamente as barreiras sociais e emocionais.
  • Superação de barreiras mentais e físicas. O desporto não só ajuda a melhorar a condição física, mas também cria rotinas e metas que promovem um compromisso pessoal, favorecendo o desenvolvimento como pessoa. 

Daniel Galindo, Experience & Innovation Director do VivaGym, afirma que “a prática regular de desporto ajuda as pessoas com deficiência a ganharem confiança no seu corpo e nas suas capacidades e, por isso, a superar barreiras tanto físicas como mentais”. 

Em Portugal, os dados disponíveis indicam que a prática regular de atividade física entre pessoas com deficiência ainda é limitada. Assiste-se ainda a uma baixa inclusão de várias populações, incluindo pessoas com deficiência, em práticas físicas regulares​. No entanto, ao longo dos últimos anos, Portugal tem vindo a desenvolver um conjunto de políticas que visam a construção de uma sociedade mais inclusiva, na qual todos os cidadãos e cidadãs exerçam os seus direitos e usufruam das suas liberdades fundamentais em condições de igualdade de oportunidades. Prova disso é a publicação do Decreto-Lei n.º 125/2017, de 4 de outubro, que estabelece que todos os espaços de utilização pública, incluindo ginásios, sejam acessíveis e adequados para pessoas com mobilidade reduzida ou outras limitações. 

Fonte: 
VivaGym Group
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik