Nutrição

Conheça os suplementos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM

Atualizado: 
08/03/2022 - 10:51
A tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, é um período do ciclo menstrual que acomete praticamente todas as mulheres, e a grande maioria já sofreu com os seus efeitos, que se podem agravar progressivamente até a chegada da menstruação. Os sintomas são diversos, variam de organismo para organismo, podendo manifestar-se no âmbito psicológico, físico e/ou comportamental.

As manifestações mais comuns são irritabilidade, inchaço e sensibilidade em algumas regiões do corpo, oscilações de humor, e uma maior vontade de consumir doces e alimentos mais gordurosos. Durante esse período, é normal que as mulheres façam de tudo para aliviar os sintomas. Receitas passadas de geração em geração, analgésicos e bolsas de água quente são recorrentes nos ciclos femininos. 

Ainda que não exista uma cura para a TPM, e todas as tentativas de aliviar seus sintomas sejam válidas, existem diversos alimentos que, incorporados no quotidiano da mulher, podem amenizar os efeitos desse período. "A hormona responsável pelo humor (serotonina) sofre um declínio durante o perídio de tensão pré-menstrual. A serotonina altera o humor, as mulheres ficam mais irritadas, além de diminuir a disposição. A alimentação pode auxiliar e muito", afirma a nutricionista Monik Cabral.  

De acordo com a profissional, aumentar a ingestão de alimentos ricos em triptofano, como a banana, frango, abacate, ovos, sementes e oleaginosas pode auxiliar muito nesse processo. Para as amantes de doces, o chocolate amargo é um grande aliado, já que ele auxilia na produção de serotonina, trazendo uma sensação de prazer e conforto. Além disso, suplementos como o óleo de prímula, o ómega 3, magnésio, curcuma, spirulina e vitamina D também ajudam na redução dos sintomas. 

"O ómega 3 e 6 possuem ação anti-inflamatória, e também vão agir na redução da acumulação dos líquidos no corpo, reduzindo o inchaço que tanto incomoda naqueles dias. Na menopausa, poderá trazer alívio ao stresse psicológico e à depressão causada por essa fase. Já o óleo de prímula é rico em vitamina B6, que irá agir no equilíbrio hormonal, atuando como antidepressivo natural leve e moderado, favorecendo no controlo da irritabilidade e da insónia ", explica Monik.

A nutricionista também indica o consumo de chás calmantes, como o de Melissa, Camomila, Passiflora e Erva-cidreira, e ressalta a importância da redução de café, sal e gorduras neste período. Ela também recomenda o aumento do consumo de fibras, como psyllium, farelo de aveia e chia, que ajudam a controlar a compulsão alimentar, algo experienciado por algumas mulheres.

"Beba bastante água e comece a consumir estes alimentos pelo menos cinco dias antes do período menstrual, e mantenha pelo menos 5 dias depois", indica a profissional, que reforça que uma alimentação balanceada durante todo o mês faz muita diferença.  

Fonte: 
MF Press Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay