Como se faz a colonoscopia
Este exame tem um papel muito importante no diagnóstico de lesões precursoras do cancro (pólipos) e seu tratamento (polipectomia endoscópica).
Este exame está indicado a partir dos 50 anos, ou mais cedo se houver história familiar de cancro colo-rectal. Sempre que for detetada alguma lesão poderão ser efetuadas técnicas que permitem a melhor caracterização:
Antes do exame
Para que a observação seja conclusiva e minuciosa é necessário que o seu intestino esteja limpo. Para esse efeito terá de ingerir um líquido com efeito laxante. Na avaliação pré-exame iremos recomendar-lhe a preparação que mais se adequar ao seu caso.
Antes do exame, será agendada uma avaliação do seu historial médico, análises e outros exames.
Esta visita é importante para lhe podermos esclarecer dúvidas relativamente à preparação para limpeza do intestino e sobre o exame em si. Ser-lhe-á entregue informação escrita sobre a preparação para o exame e consentimento informado.
No dia do exame
No dia do exame será recebido por um enfermeiro que lhe explicará os procedimentos. Ser-lhe-á dado um vestuário apropriado para o procedimento e seguidamente preparado para o exame.
Antes do exame começar, o médico conversará consigo e, então, será monitorizado para que possa ser administrada anestesia endovenosa por anestesista e iniciar o exame.
Em média um exame de diagnóstico demorará 20-25 minutos e um pouco mais se for necessária terapêutica endoscópica.
Depois do exame
Ficará em observação durante 30-60 minutos e então ser-lhe-á servida uma refeição ligeira. De seguida, o médico gastroenterologista irá explicar-lhe os resultados do exame e agendar consulta se necessário.
Uma vez que lhe foi administrado um medicamento anestésico para o exame não deverá conduzir ou operar outras máquinas nem ingerir bebidas alcoólicas no dia do exame.
Após alta poderá comer e beber e retomar a sua medicação habitual (salvo indicação médica contrária). No dia seguinte poderá retomar a sua atividade normal.