Como reforçar as defesas do organismo no inverno
“Devemos estar muito atentos a dores de cabeça e tonturas frequentes, feridas na boca, náuseas e vómitos, sensação excessiva e contínua de cansaço e olhos secos,” detalha Reme Navarro, farmacêutica e Business Strategy Director da Atida para o Sul da Europa. “O nosso organismo também se manifesta no exterior, pelo que também devemos ter em consideração sintomas como a queda de cabelo e manchas escuras, brancas ou vermelhas na pele.”
Alimentos que melhoram a imunidade
Uma das formas mais simples de reforçar o sistema imunitário e restabelecer as defesas durante o inverno passa por fazer algumas adaptações na alimentação, reforçando a quantidade de alimentos ricos em vitamina C, probióticos e antioxidantes. Alguns exemplos:
- Citrinos – devido ao seu alto teor de vitamina C, frutas como laranjas, tangerinas ou limões ajudam a reforçar as defesas do organismo;
- Alho e cebola – por terem um alto poder antibacteriano e antiviral, estes dois alimentos ajudam a prevenir e curar algumas doenças e gripes;
- Antioxidantes – alimentos como a beterraba, os brócolos e a romã auxiliam a eliminação de toxinas e fortalecem o sistema imunológico;
- Ovos – para além de serem uma fonte importante de vitaminas, proteínas e ácidos gordos, contêm zinco e selénio, dois minerais essenciais para as defesas do corpo.
Como reforçar a imunidade do organismo
A insuficiência imunológica não pode ser prevenida ou revertida com medicamentos. Por essa razão, para além de apostar numa alimentação correta, é vital alterar certos hábitos para podermos repor a capacidade defensiva do corpo.
A alimentação saudável pode ser complementada com cápsulas de defesa especificamente recomendadas para enfrentar as mudanças sazonais, que ajudam a reforçar a resistência do corpo a agressões externas; ou suplementos naturais compostos por ingredientes que estimulam o sistema imunitário, como própolis, mel, equinácea e limão.
O estado do nosso organismo em geral – e das nossas defesas em particular - também depende de fatores psicológicos e emocionais. Por essa razão, o descanso é essencial para manter o sistema imunológico equilibrado e evitar situações de stress, que podem causar a diminuição das defesas do corpo.
“Nos meses mais frios do ano temos de ter especial atenção às ameaças externas, nomeadamente o clima mais agreste, mas também situações de stress elevado, como o trabalho excessivo,” aconselha Reme Navarro. “Devemos seguir uma dieta equilibrada e esforçar-nos por manter hábitos saudáveis, que permitam defender a manter a saúde, tanto mental como física, e ainda o bem-estar e a qualidade de vida”.