Coenzima Q10: Para um corpo protegido e cheio de energia!
Atua como antioxidante (combate os radicais livres), participa na produção de energia celular e pode auxiliar na prevenção de algumas patologias.
A coenzima Q10 está envolvida na:
- Produção e renovação da energia celular;
- Proteção celular contra agressões de radicais livres (pela ação antioxidante)
É sintetizada pelo nosso corpo até aos 20-30 anos, sendo que após esta faixa etária a produção endógena tende a diminuir devido ao processo natural de envelhecimento.
Além de ser produzida pelo organismo, pode ser obtida através da ingestão de alimentos, tais como: frutas e legumes (verdes – espinafres, brócolos, abacate), carne (vísceras), peixe (sardinha, arenque, salmão), amendoim, nozes, soja (óleo de soja, grão).
Devemos privilegiar sempre a alimentação, no entanto como a absorção de coenzima Q10 não é elevada, a toma de suplementação adequada e consciente pode fazer a diferença na saúde e bem-estar!
Algumas indicações:
- Fornece energia (fadiga, fraqueza);
- Aumento da capacidade de esforço (atletas /desportistas)
- A coenzima Q10 ajuda a melhorar o desempenho, diminuindo o stress oxidativo nas células e melhorando as funções mitocondriais. Além disso, a suplementação com coQ10 pode ajudar a aumentar a potência durante o exercício e reduzir a fadiga, o que pode melhorar o desempenho do exercício.
- Ação na prevenção / diminuição de lesões;
- No envelhecimento, a coenzima Q10, também tem demonstrado ser bastante importante.
Pele (e outras estruturas)
A coQ10 sendo um antioxidante presente nas células protege as estruturas (como a pele, espermatozoides, DNA) de danos oxidativos.
A coQ10 também pode ser aplicada diretamente na pele (creme) ajudando a reduzir os danos oxidativos causados pelos raios UV e até diminuir a profundidade das rugas.
Outras patologias:
Vários estudos mostram que os níveis de coQ10 são significativamente baixos em pessoas com patologias especificas. De destacar as patologias cardíacas:
Foi sugerido que a síntese limitada de coenzima Q10 pode desempenhar um papel efetivo na etiologia da doença cardíaca e a sua suplementação torna-se eficaz na miocardiopatia e insuficiência cardíaca.
Estudos indicam que o tratamento com coQ10 ajuda a restaurar níveis ótimos de produção de energia, reduzir danos oxidativos e melhorar a função cardíaca, o que pode auxiliar no tratamento de insuficiência cardíaca.
A suplementação de coenzima Q10 é bastante segura e não compromete a produção endógena.
Principais indicações:
- Fadiga e cansaço
- Aumento do rendimento (atletas/desportistas)
- Protetor cardiovascular