Sistema Urinário

Cálculos Renais: causas, sintomas e tratamento

Atualizado: 
05/11/2024 - 10:35
Os cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins, são massas sólidas formadas por cristais que se desenvolvem nos rins e nas vias urinárias. São uma condição de saúde comum e frequentemente dolorosa, que pode afetar pessoas de todas as idades, com maior prevalência entre os homens e adultos entre 30 e 50 anos.

Como surgem os Cálculos Renais?

Os cálculos renais formam-se quando há um aumento na concentração de substâncias como cálcio, oxalato, ácido úrico ou cistina na urina, o que leva à cristalização e formação de pequenos agregados. Estes pequenos cristais podem continuar a crescer, formando pedras. 

A desidratação, causada pela ingestão insuficiente de líquidos, é um dos principais fatores que conduzem ao desenvolvimento de cálculos renais. Isto porque a baixa ingestão de água aumenta a concentração de sais na urina, facilitando a cristalização.

Por outro lado, uma dieta rica em sódio, proteínas animais e oxalato (presente em alimentos como espinafres, beterraba, nozes e chocolate) aumenta o risco de formação de pedras. O consumo excessivo de cálcio pode também contribuir para a formação de cálculos de oxalato de cálcio, o tipo mais comum de cálculo renal.

Sabe-se ainda que pessoas com história familiar de cálculos renais apresentam maior risco de desenvolver a condição. 

Algumas doenças, como a gota, infeções urinárias frequentes e o hiperparatiroidismo, estão associadas à formação de cálculos. Medicamentos específicos, como diuréticos e suplementos de cálcio, também podem aumentar este risco.

Por fim, o sedentarismo e excesso de peso podem elevar a quantidade de cálcio e outras substâncias na urina, aumentando o risco de desenvolvimento de cálculos renais.

Sintomas

Apesar de poderem permanecer assintomáticos, apresentam frequentemente os seguintes sintomas:

  • Dor intensa e aguda: A dor surge subitamente,  geralmente na região lombar ou abdominal com irradiação para a virilha. 
  • Náuseas e vómitos
  • Dificuldade e do ou ardor ao Urinar
  • Sangue na Urina (hematúria) 
  • Necessidade frequente de urinar: a pedra no sistema urinário pode estimular a bexiga, provocando uma sensação frequente de necessidade de urinar.

Tratamento 

O tratamento dos cálculos renais depende do tamanho, localização e composição das pedras, bem como da gravidade dos sintomas. 

Quando o cálculo é pequeno, é possível esperar que o mesmo seja eliminado espontaneamente através da uretra. Nestes casos, podem ser utilizados diversos medicamentos, quer para controlar a dor, quer para facilitar a eliminação do cálculo.

Quando o cálculo apresenta grandes dimensões ou se encontra localizado mais perto dos rins, não progredindo pelo ureter, é necessário recorrer a métodos cirúrgicos, habitualmente, minimamente invasivos, como por exemplo:  

  • Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LEOC): Este procedimento utiliza ondas de choque para fragmentar pedras maiores em partículas menores, que podem ser eliminadas pela urina. É uma opção não invasiva, mas pode causar desconforto durante o procedimento.
  • Cirurgia Endoscópica: A ureterorrenoscopia ou na cirurgia intra-renal retrógrada são opções para remover ou fragmentar as pedras diretamente. Quando os cálculos são muito grandes e não podem ser removidos usando as técnicas anteriores, pode-se recorrer à Nefrolitotomia Percutânea. 

Medidas preventivas 

A prevenção dos cálculos renais é possível através de ajustes no estilo de vida e na dieta, reduzindo o risco de formação de novos cálculos:  

  • Manter uma boa hidratação é a medida preventiva mais eficaz. Recomenda-se a ingestão de cerca de 2 a 3 litros de água por dia para diluir a urina e evitar a cristalização de substâncias.
  • Reduzir o consumo de sal e alimentos ricos em oxalato, como chocolate, beterraba e nozes, pode ajudar a prevenir cálculos. É também importante reduzir o consumo de carne e açúcar refinado.
  • É também importante ingerir uma quantidade equilibrada de cálcio, sem excessos, uma vez que o baixo consumo de cálcio pode aumentar a absorção de oxalato no intestino, contribuindo para a formação de cálculos.
  • Manter um peso saudável e a praticar exercício físico regularmente ajudam a reduzir a excreção de cálcio e outras substâncias formadoras de cálculos na urina.

Fontes: 

Instituto da Próstata. Pedras nos Rins: o que são, quais os sintomas e tratamentos. https://www.institutodaprostata.com/pt/blog/pedras-nos-rins-o-que-sao-quais-os-sintomas-e-tratamentos

CUF. Litíase renal (pedras nos rins): o que é, sintomas e tratamento. https://www.cuf.pt/saude-a-z/litiase-renal-pedras-nos-rins

Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca. Cálculos Renais: causas, sintomas e tratamentoshttps://hff.min-saude.pt/calculos-renais-causas-sintomas-e-tratamentos/

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Imagem de master1305 no Freepik