Distúrbio alimentar

Anorexia nervosa: o papel da mente nos distúrbios alimentares

Atualizado: 
16/02/2023 - 10:19
Existem aspetos neuropsicológicos que podem influenciar o desenvolvimento de distúrbios alimentares. Neurocientista explica.

A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar responsável por gerar uma preocupação obsessiva com o peso, levando a alterações drásticas nos hábitos alimentares e comportamentos relacionados à comida, causando diversos problemas como desnutrição, excesso de ansiedade, desidratação e até mesmo depressão.

No entanto, as raízes da anorexia nervosa encontram-se em aspetos neuropsicológicos pois uma das causas mais relacionadas à condição são as alterações neuroquímicas no cérebro, principalmente em relação à noradrenalina e serotonina.

De acordo com o neurocientista, Fabiano de Abreu Agrela, é possível traçar relações íntimas entre os transtornos alimentares e desequilíbrios mentais.

“Existem diversas evidências de que desequilíbrios cerebrais podem desencadear problemas alimentares, principalmente no sistema de recompensa, que é desregulado, juntamente a visões distorcidas sobre o corpo. Tudo isso envolto em ansiedade, o que contribui para acentuar os sintomas”, explica.

“A relação entre cérebro e anorexia tem sido bastante abordada, por exemplo, uma pesquisa realizada com mais de 1,5 mil exames de ressonância magnética cerebral de mulheres feita por neurocientistas da Universidade de Bath, no Reino Unido, indicou que pacientes anoréxicos possuem reduções significativas em algumas medidas do cérebro, o que pode indicar uma perda de células ou conexões cerebrais”, analisa.

"Fatores genéticos também podem influenciar no desenvolvimento da doença, assim como pode ser estimulada pela presença do narcisismo na sociedade, que incentiva as mulheres na busca pelo 'corpo perfeito'. Geralmente atingem pessoas de maior poder socioeconómico, que têm padrões mais elevados de conquistas, como também em jovens que já possuem transtornos relacionados à ansiedade", explica.

O que é a Anorexia Nervosa?

A anorexia é um dos principais transtornos alimentares que gera distorções na autoimagem do indivíduo, fazendo-o acreditar que esteja obeso, embora esteja bem abaixo do peso, o que faz com que surjam alterações nos padrões alimentares. A anorexia ocorre predominantemente em mulheres.

Além de sintomas físicos como pele seca, perda drástica de gordura corporal, interrupção ou alteração de ciclos menstruais, tonturas e obstipação, a condição também pode desencadear graves problemas mentais, principalmente ansiedade, depressão, compulsões, hiperatividade e isolamento social.

Fonte: 
MF Press Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik