Opinião

A Abordagem Pedagógica Montessori

Atualizado: 
26/08/2022 - 10:57
Nascida em Itália em 1870, Maria Montessori foi uma das primeiras mulheres a formar-se em Medicina, sendo este feito uma manifestação do seu forte espírito revolucionário e visionário.

Iniciou o seu trabalho com crianças com perturbações do foro mental e, através dos seus estudos suportados pelas premissas do método científico, rapidamente chegou à conclusão, sentida como chocante, de que muitos problemas dessas crianças, e até da sociedade em geral, poderiam ser resolvidos através de uma profunda transformação da visão social da criança.

Após trabalhar com crianças e estudar alguns métodos de educação infantil existentes, estabeleceu um ponto de partida para a criação da sua própria abordagem pedagógica. Uma abordagem que reflete uma vida inteira dedicada ao estudo da infância e da sua função social, ao ser indissociável de uma reflexão sobre os contornos da sociedade/humanidade atual.

Numa época em que a educação era baseada essencialmente pela rigidez, padronização, autoridade e punições, Maria Montessori lutou para mudar o rumo da educação tradicional ao incentivar o desenvolvimento do potencial criativo e individual desde o nascimento, ao invés de uma cultura educacional direcionada para a opressão. “Educação como ajuda a vida.” Uma premissa básica de uma urgente “ciência da Paz.”

Montessori constatou que todas as crianças, independentemente do local onde nascem, atravessam as mesmas fases de desenvolvimento, num processo que culmina na construção da personalidade e de um ser adulto, pronto a integrar a sociedade de forma independente. A forma como esse desenvolvimento acontece está em correlação direta com as experiências vividas durante o processo natural de desenvolvimento, que marcam o resto da vida.

Para nos ajudar nesse caminho de Educar para a Paz, Maria Montessori estabeleceu uma abordagem que se materializa em três grandes aspetos: o adulto preparado, o ambiente preparado e os materiais. Através do estudo e da observação de cada criança, individualmente e em conjugação com aquilo que é comum a todas, vão sendo então estabelecidas as adaptações necessárias em cada um desses pilares, para que a criança siga aprendendo por si mesma, ao seu ritmo e segundo o seu processo natural e único de desenvolvimento. Um respeito que se assume como revolucionário pois exige uma visão totalmente renovada da infância e da dinâmica relacional entre adultos e crianças.

Aquilo que Montessori nos propõe é a construção de uma ciência da Paz, que depende de um reencontro e de um resgate do espírito humano na sua essência. Uma reforma construtiva social onde o respeito pela natureza humana é base onde se estabelece.

Convidamos todos os interessados ou curiosos com esta abordagem, a estarem presentes na sessão “Especial Grávida” organizada pelas Mamãs Sem Dúvidas no dia 29 de agosto às 18h, onde poderão saber mais sobre o tema e esclarecer dúvidas.

Autor: 
Catarina Jerónimo - Formadora e Co-fundadora do Jardim da Descoberta
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay