World Hearing Day

60% dos casos de surdez infantil podem ser prevenidos

Atualizado: 
03/03/2020 - 10:56
Estima-se que cerca de 466 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com uma incapacidade auditiva que afeta negativamente a sua vida, sendo que 60% dos casos de surdez infantil podem ser prevenidos através de estratégias de Saúde Pública apropriadas.

A perda auditiva não identificada e não mitigada constitui uma barreira ao desenvolvimento cognitivo e de estratégias de comunicação das crianças.

Por este motivo, em 2017, a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde aprovou a resolução WHA70.13, cujos principais objetivos visam instar os países membros da OMS a integrarem estratégias de cuidados da audição e dos ouvidos na estrutura dos seus cuidados de saúde e desenvolverem ações que permitam a acessibilidade universal a cuidados médicos nesta área a todos os que deles necessitam.

Neste contexto, foram definidos os seguintes objetivos:

  • aumentar a preocupação em relação aos cuidados de saúde relacionados com os ouvidos e a audição;
  • prevenir as causas evitáveis de perda auditiva;
  • assegurar que os cuidados auditivos são acessíveis a todos.

No passado mês de Dezembro, entre os dias 4 e 5, realizou-se o Primeiro Fórum Mundial sobre a Audição, que contou com a participação de organizações governamentais, não-governamentais, centros colaborativos da OMS, sociedades profissionais e parceiros da indústria.

O GRISI (Grupo de Rastreio e Intervenção da Surdez Infantil) foi a única organização a representar Portugal neste Fórum. A atual Presidente e membro fundador desta organização profissional (não governamental), a especialista em Otorrinolaringologia Luísa Monteiro, e o ex-presidente Vítor Correia da Silva estiveram presentes, integrando grupos de trabalho que, entre outros objetivos, visam aumentar a literacia da comunidade acerca das questões relacionadas com a audição e derrubar as barreiras que impedem o acesso a cuidados auditivos a quem deles necessita.

A mensagem final deste encontro é atingir um mundo em que ninguém sofra uma perda auditiva que pudesse ser evitável e em que todos os sofrem de perda auditiva possam desenvolver todo o seu potencial através de reabilitação, educação e capacitação.

World Hearing Day

A comemoração do Dia Mundial da Audição, que se assinala hoje, pretende atrair visibilidade para esta causa, a nível das populações, dos organismos e dos profissionais de saúde.

É um momento chave para promover a implementação da resolução WHA70.13 e também permitir, a todos os que são atingidos por problemas auditivos, a partilha das suas dificuldades e das suas vitórias, visando a total integração na comunidade. Para tal, vão ser desenvolvidas iniciativas envolvendo os órgãos de comunicação social e também localmente, em hospitais envolvendo profissionais, cidadãos com dificuldades auditivas e suas famílias. Todas as iniciativas serão reportadas à OMS.

Autor: 
Dra. Luísa Monteiro - comissão científica da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay