Doença aguda viral que afeta principalmente as vias respiratórias

10 dúvidas sobre a vacina contra gripe

Atualizado: 
14/12/2021 - 11:50
A gripe é uma doença contagiosa que pode causar complicações graves a quem a contrai. A vacina contra a gripe é a forma mais eficaz de prevenir esta doença que afeta, principalmente, o aparelho respiratório. Em seguida, esclarecemos 10 dúvidas sobre a vacina contra a gripe.

1. Quem deve vacinar-se contra gripe?

Segundo a Direção-Geral da Saúde, a vacinação contra a gripe é fortemente recomendada para os seguintes grupos prioritários:

  • pessoas com idade igual ou superior a 65 anos
  • doentes crónicos e imunodeprimidos, com mais de 6 meses de idade
  • grávidas
  • profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados
  • residentes em instituições
  • utentes e doentes apoiados no domicílio
  • reclusos e profissionais dos estabelecimentos prisionais

Recomenda-se também a vacinação das pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos. Todos estes grupos têm acesso à vacinação gratuita. Para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita no Serviço Nacional de Saúde (SNS), a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias através de prescrição médica, com comparticipação de 37%.

2. Estou abrangido pela vacinação gratuita do SNS. Quando vou levar a vacina?

Deverá aguardar pelo contacto da sua unidade de saúde, através de SMS automático, telefonema ou carta, através dos quais será efetuado o agendamento.

3. A vacina vai impedir que tenha gripe?

A vacina diminui muito o risco de contrair infeção. No entanto, mesmo após a vacinação, é possível ter gripe, dependendo de fatores como a idade ou o estado de saúde geral e sobretudo se os vírus presentes na vacina desse ano não coincidam completamente com os vírus dessa época de gripe. De qualquer modo, se for infetada, a pessoa vacinada terá um menor risco de ter complicações.

4. A vacina pode provocar gripe?

A vacina contra a gripe não contém vírus vivos, pelo que não pode provocar a doença. O que pode acontecer é o desenvolvimento de alguns efeitos que se assemelham aos sintomas da gripe ou constipação, como inchaço ou dor na zona onde foi administrada a vacina, náuseas ou febre ligeira.

5. Estou com gripe. Posso tomar a vacina?

Não. A vacinação deve ser adiada em caso de doença febril, moderada ou grave, ou doença aguda.

6. Quanto tempo depois de administrada a vacina fico protegido contra a gripe?

A vacina faz com que o organismo desenvolva anticorpos cerca de 2 semanas após a sua administração.

7. Porque tenho de repetir a vacina todos os anos?

Os vírus da gripe estão em constante mudança. Deste modo, a imunidade que a vacina nos oferece num ano não é duradoura ou válida no ano seguinte. Assim, a vacina é diferente em cada ano.

8. Tomei a vacina contra a Covid-19. Também preciso de tomar a da gripe?

Sim. A vacina contra a gripe deve ser administrada todos os anos e é importante para prevenir a gripe e as suas complicações. A vacina contra a COVID-19 desempenha um papel fundamental no controlo da pandemia, já que diminui o risco de contrair a doença, além de evitar complicações e a morte.

9. Tomei a vacina contra a Covid-19 na semana passada. Já posso tomar a vacina contra a gripe?

Não. A administração da vacina contra a gripe deve respeitar um intervalo mínimo de 14 dias em relação à administração da vacina contra a COVID-19.

10. Até quando pode ser administrada a vacina contra a gripe?

A vacinação deve ser feita durante o outono/inverno, de preferência até ao final do ano civil. As receitas médicas com a prescrição da vacina contra a gripe são válidas até 31 de dezembro do corrente ano.

Autor: 
Artigo elaborado pela Médis
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay